lpm-peugeot-3008-800x100
BA5 é a primeira base europeia a receber certificado de gestão ambiental | Região de Leiria

BA5 é a primeira base europeia a receber certificado de gestão ambiental

A Base Aérea Nº5, em Monte Real, obteve uma distinção inédita na União Europeia ao conseguir a certificação EMAS – Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria na área da gestão ambiental.

O anúncio foi feito hoje pela Força Aérea Portuguesa, que revela que o processo de certificação, concluído em final de setembro, foi "muito exigente", tendo demorado "seis anos".

Para este resultado, contribui a "enorme preocupação" demonstrada "na eliminação de resíduos, riscos e custos desnecessário" e o reforço dos valores da unidade "quanto à proteção do meio ambiente" e "desenvolvimento sustentável".

A FAP adianta, em comunicado, que a implementação de sistemas de gestão ambiental "conduz à transparência absoluta dos elementos rastreados, assim como a uma eficácia na melhoria dos sistemas ambientais, com vista à proteção ambiental e à prevenção da poluição".

"Estas são mais duas prestigiantes conquistas de umas forças armadas modernas que, sem comprometer as missões que lhe estão atribuídas, demonstram que é possível acomodar uma permanente preocupação e consciência ambiental", acrescenta.

Em Portugal, a certificação EMAS é promovida pela Agência Portuguesa de Ambiente, que coordena e monitoriza os Sistemas de Gestão Ambiental associados, tendo este processo decorrido de um protocolo com a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional e a Agência Portuguesa de Ambiente para a implementação da certificação EMAS em unidades da Defesa.

14289887_800074253465734_4640554433970004796_o

Processo de certificação no âmbito da gestão ambiental demorou seis anos (Foto de Paulo Soares)

 

 

Deixe um comentário

DDinis-MREC-14-03_curso-intensivo

Pergunta da Semana

Os pais que recusam vacinar as crianças devem ser responsabilizados criminalmente?

Loading ... Loading ...
Capa-Regiao-de-Leiria-edicao-4179-de-20-abril-2017.jpg
Twitter RSS

Escreva-nos

foxyform
Região de Leiria
Newsletter Powered By : XYZScripts.com