lpm-peugeot-3008-800x100
Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia celebra 25 anos de existência em Fátima | Região de Leiria

Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia celebra 25 anos de existência em Fátima

Eespaço cultural de Fátima que casa a arte sacra com a etnologia, o Consolata Museu celebra na esta quinta-feira, dia 13 de outubro, as bodas de prata.

O aniversário é festejado com um programa que tem início às 10 horas. A entrada será livre e serão oferecidas lembranças, ao mesmo tempo que será inaugurada a exposição “25 anos”, composta por várias obras de artistas que ali expuseram ao longo deste período, casos dos fotojornalistas António Cotrim e Francisco Pedro, o oleiro “Mestre” Elias ou a pintora Eugénia Tomaz.

Gonçalo Cardoso, diretor do Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia, salienta o papel que o projeto tem tido para a cidade:

“O Museu tem marcado a diferença em Fátima. Tem-no feito porque é um verdadeiro museu, aberto e próximo da sociedade. Um espaço sem fins lucrativos que tem como missão dar a conhecer a experiência missionária e tem cumprido”.

Com a celebração de mais um ano de vida, os visitantes que se deslocarem ao Consolata têm acesso grátis a todas as obras que compõem o espaço museológico.

A coleção de arte sacra nacional, que integra peças do século XIV ao XX, formada por diversas figuras do Menino Jesus, presépios e crucifixos, textos, mapas e artefactos dos povos de África, América e Ásia, são parte relevante do espólio que pode ser contemplado em Fátima.

O barrete usado pelo pastorinho Francisco e a pedra do túmulo que serviu de morada aos seus restos mortais, são algumas das preciosidades expostas na intitulada “Sala dos Pastorinhos”, também acessíveis ao visitante.

Ao fim de 25 anos de existência do Museu de Arte Sacra e Etnologia, Gonçalo Cardoso salienta:

“Somos o único museu de Fátima credenciado pela Rede Portuguesa de Museus. Em 2013 recebemos o certificado de qualidade e gestão do património pela Herity International. Posso dizer que o balanço é muito positivo”, conclui.

Deixe um comentário

DDinis-MREC-14-03_curso-intensivo

Pergunta da Semana

A vinda do papa Francisco a Fátima justifica uma decisão do Governo em dar tolerância de ponto no dia 12 de maio?

Loading ... Loading ...
Fwd:
Twitter RSS

Escreva-nos

foxyform
Região de Leiria
Newsletter Powered By : XYZScripts.com