lpm-peugeot-3008-800x100
Confrontos entre adeptos destroem Café Lagoa, junto ao estádio de Leiria | Região de Leiria

Confrontos entre adeptos destroem Café Lagoa, junto ao estádio de Leiria

Adeptos de Boavista e União de Leiria envolveram-se no sábado, dia 15, em confrontos no final do jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal de futebol, realizado nessa tarde no Estádio Dr. Magalhães Pessoa.

Segundo fonte do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Leiria, à agência Lusa,  no final do encontro, que os axadrezados venceram por 2-0, os adeptos do Boavista ter-se-ão encontrado junto ao café Lagoa, junto ao estádio, onde se registaram "provocações de parte a parte".

Algumas pessoas "fugiram para dentro do café", onde os desacatos continuaram, o que acabou por "provocar alguns estragos" no estabelecimento comercial.

A PSP adiantou que os adeptos do Boavista iam acompanhados dos spotters, que terão atuado de imediato e procedido à identificação de algumas pessoas.

A ocorrência vai agora ser investigada por esta polícia.

Já durante o jogo, os cerca de 30 adeptos do Boavista envolveram-se em alguns confrontos com agentes, primeiro ao lançarem um petardo e depois ao incendiarem uma tocha.

No entanto, no recinto, segundo fonte da PSP, não foi possível proceder à identificação dos seus autores.

A União de Leiria divulgou durante o dia de ontem, domingo, um comunicado onde repudia "os lamentáveis incidentes verificados", acusando os adeptos boavisteiros de agredir "tudo e todos, novos e velhos, tendo deixado o rasto de destruição e agressões".

O mesmo comunicado refere ainda que já em 2006, "se tinham registado incidentes de idêntica natureza e gravidade" entre os adeptos dos dois clubes, pelo que estranha " ter sido possível ao referido grupo, no final do jogo, já no autocarro e quando se preparava para iniciar a viagem de regresso, abeirar-se do local onde em 2006 se verificaram os graves confrontos e repetir a façanha".

A União de Leiria SAD manifesta ainda "solidariedade para com os adeptos unionistas e demais leirienses agredidos, bem como aos proprietários do café destruído".

 

Leia o comunicado da União de Leiria SAD, na íntegra:

"Incidentes registados no exterior do Estádio Dr. Magalhães Pessoa após o jogo UDLeiria x Boavista (15/Out/2016)

A UDL – UNIÃO DE LEIRIA – FUTEBOL, SAD, vem por este meio repudiar os lamentáveis incidentes verificados ontem (15/Out.) no final do jogo da Taça de Portugal entre UDLeiria e Boavista FC, envolvendo elementos da claque do clube visitante que, subitamente, irromperam dentro de um café onde habitualmente confraternizam adeptos unionistas antes e depois dos jogos, localizado a escassos metros do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, agredindo tudo e todos, novos e velhos, tendo deixado o rasto de destruição e agressões que as fotos documentam.

Pretende ainda a UDLeiria SAD prestar os seguintes esclarecimentos:

  1. A UDLeiria SAD alertou as forças policiais em devido tempo para a possibilidade de ocorrência de confrontos no exterior do Estádio, uma vez que, em 2006, da mesma forma, no mesmo local (Café “Lagoa”) e com os mesmos intervenientes, se tinham registado incidentes de idêntica natureza e gravidade.
  2. No que lhe competia, a UDLeiria SAD tratou de criar medidas adicionais de segurança no interior do estádio, colocando os adeptos visitantes numa bancada contrária à dos adeptos visitados, evitando assim qualquer tipo de confronto.
  3. A Polícia de Segurança Pública destacou para o estádio um forte contingente policial e, como medida cautelar, fez acompanhar a referida claque por “spotters” especializados, que viajaram desde o Porto.
  4. É, assim, com enorme estranheza que verificamos ter sido possível ao referido grupo, no final do jogo, já no autocarro e quando se preparava para iniciar a viagem de regresso, abeirar-se do local onde em 2006 se verificaram os graves confrontos e repetir a façanha.

A UDLeiria SAD manifesta o seu apoio e solidariedade para com os adeptos unionistas e demais leirienses agredidos, bem como aos proprietários do café destruído, vincando que, em devido tempo, reclamou as diligências necessárias para evitar os incidentes verificados e desde já, irá solicitar às entidades envolvidas cabais esclarecimentos sobre o sucedido.

Por fim, a UDLeiria SAD realça que não confunde o comportamento deste reduzido grupo com o dos verdadeiros adeptos boavisteiros que se deslocaram a Leiria para apoiar positivamente a sua equipa e participar na festa que é a Taça de Portugal, na certeza de que a Administração da Boavista SAD também se demarcará de tais comportamentos".

Deixe um comentário

DDinis-MREC-14-03_curso-intensivo

Pergunta da Semana

Os pais que recusam vacinar as crianças devem ser responsabilizados criminalmente?

Loading ... Loading ...
Capa-Regiao-de-Leiria-edicao-4179-de-20-abril-2017.jpg
Twitter RSS

Escreva-nos

foxyform
Região de Leiria
Newsletter Powered By : XYZScripts.com