lpm-peugeot-3008-800x100
Investigadora Susana Carvalho vence prémio no valor de 112 mil euros | Região de Leiria

Investigadora Susana Carvalho vence prémio no valor de 112 mil euros

A investigadora leiriense Susana Carvalho venceu o prémio britânico de investigação Philip Leverhulme, no valor de 112 mil euros (100 mil libras esterlinas), por combinar, de forma pioneira, a arqueologia e a primatologia, investigando o uso de ferramentas de pedra pelos chimpanzés e pelos antepassados.

311960_2437414611300_1899339806_nSusana Carvalho tem 42 anos, é investigadora e professora no Instituto de Antropologia Cognitiva e Evolutiva da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

O Prémio Philip Leverhulme (que atribuiu em 2016 cerca de 30 distinções, nas áreas da química, economia, engenharia, geografia e línguas e literatura) premeia “cientistas excepcionais cujo trabalho já teve reconhecimento internacional e a carreira é excepcionalmente promissora”.

Com o valor do prémio, a investigadora vai criar um laboratório de investigação na Universidade de Oxford e "continuar as viagens de campo – à Guiné-Conacri (para estudar o transporte de ferramentas pelos chimpanzés), ao sítio de Koobi Fora, no Quénia (para escavações arqueológicas em depósitos do Plioceno), e ao Parque Nacional da Gorongosa (para prospecções arqueológicas e paleoantropológicas)", refere o jornal Público na sua página online.

“Agora vou poder criar o Laboratório de Modelos de Primatas, onde nos vamos dedicar desde a análise de ferramentas arqueológicas e o estudo de vídeos de chimpanzés e outros primatas até ao estudo de fósseis de fauna e hominíneos. No fundo, ao estudo da evolução humana através de uma análise comparativa com os primatas não humanos”, disse a investigadora ao mesmo jornal.

Leia o artigo do jornal Público que recorda todo o percurso da investigadora leiriense aqui.

Deixe um comentário

DDinis-MREC-14-03_curso-intensivo

Pergunta da Semana

A vinda do papa Francisco a Fátima justifica uma decisão do Governo em dar tolerância de ponto no dia 12 de maio?

Loading ... Loading ...
Fwd:
Twitter RSS

Escreva-nos

foxyform
Região de Leiria
Newsletter Powered By : XYZScripts.com