lpm-peugeot-3008-800x100
Congresso Cidades-Santuário reúne 220 representantes em Fátima | Região de Leiria

Congresso Cidades-Santuário reúne 220 representantes em Fátima

México, Colômbia, Israel, Brasil, Coreia do Sul, Polónia, Alemanha, França, República Checa, Turquia, Suiça, entre outros países, estão reunidos em Fátima até sábado, 12 de novembro, para discutir respostas a problemas comuns a cidades com santuários marianos.

Ao todo são 220 representantes de 18 países. Na quinta-feira, 10 de novembro, o presidente da Câmara, Paulo Fonseca, prometeu novidades na cerimónia de abertura, apelando à união entre todos para que possa existir um desenvolvimento conjunto.

A abertura do VI Congresso Internacional de Cidades-Santuário decorreu na Câmara de Ourém, com um discurso de boas-vindas de Paulo Fonseca que foi um apelo à união, num mundo globalizado que precisa de trabalhar em conjunto para alcançar o progresso.

“Hoje o turismo é transversal e deve ser cooperante entre nós”, defendeu, salientando a necessidade de “juntar os municípios, os santuários, as associações empresariais para que haja um crescimento contínuo”. Afirmando já estar a pensar em 2018, Paulo Fonseca prometeu novidades para breve.

O Congresso, inserido no programa celebrativo da sociedade civil para o Centenário das Aparições, é uma iniciativa do “Shrines of Europe”, uma organização com 20 anos que reúne presidentes de câmara de cidades-santuário europeias, como Lourdes (França), Loreto (Itália) ou Altotting (Alemanha), na qual Fátima está inserida.

O objetivo destes encontros tem sido discutir problemas comuns e debater potencialidades, mas em Fátima procurou-se ir mais longe e juntar a esta associação outros santuários marianos espalhados pelo mundo, como Guadalupe (Caraíbas), Nossa Senhora Aparecida (Brasil) ou mesmo Selçuk (Turquia).

Também presente na ocasião, Pedro Machado, do Turismo do Centro, elogiou a iniciativa, salientando as potencialidades do Centenário das Aparições de Fátima de 2017 para toda a região.

“Temos capacidade de acolher a nível internacional congressos”, entre outros eventos, salientou, frisando que há “recursos e património” na região para organizar visitas agradáveis. “Que possamos levar daqui os cheiros e sabores desta região”, terminou.

img_7571

O Congresso é uma iniciativa do “Shrines of Europe”

Deixe um comentário

DDinis-MREC-14-03_curso-intensivo

Pergunta da Semana

Os pais que recusam vacinar as crianças devem ser responsabilizados criminalmente?

Loading ... Loading ...
Capa-Regiao-de-Leiria-edicao-4179-de-20-abril-2017.jpg
Twitter RSS

Escreva-nos

foxyform
Região de Leiria
Newsletter Powered By : XYZScripts.com