Leaderboard_turismo
Intervenção trava degradação na sacristia do Mosteiro da Batalha | Região de Leiria

Intervenção trava degradação na sacristia do Mosteiro da Batalha

A sacristia do Mosteiro da Batalha vai ser alvo de uma intervenção que pretende recuperar o singular conjunto de mobiliário aí existente.

Os trabalhos já foram adjudicados e custam cerca de 40 mil euros. A intervenção vai prolongar-se por dois meses e pretende travar a degradação daquela componente em madeira que forra boa parte da sacristia.

“Falamos de todo um processo que implicará a limpeza, tratamento e restauro do mobiliário da sacristia”, explica Joaquim Ruivo, diretor do monumento.

Em causa está a preservação de um conjunto, maioritariamente do período barroco, que se encontra bastante degradado, não sendo estranho a esse facto o elevado grau de humidade do local.

Os painéis e os arcazes (móveis com os grandes gavetões) necessitavam urgentemente de tratamento e limpeza, revela Joaquim Ruivo que adianta que está em aberto a “possibilidade de a sacristia se tornar um espaço visitável”. Contudo, explica “só depois desta intervenção isso será possível equacionar”.

Esta operação de restauro deve estar concluída até ao início do próximo ano e acontece depois da renovação da instalação elétrica e da colocação de nova iluminação na sacristia, trabalhos que ocorreram em finais do ano passado.

mosteiro-batalha

Trabalhos decorrem durante dois meses e visam recuperar mobiliário (Fotografia: Joaquim Dâmaso)

CSA

(Notícia publicada na edição de 3 de nvoembro de 2016)

Deixe um comentário

DDinis-MREC-14-03_curso-intensivo

Pergunta da Semana

O orçamento participativo de Leiria tem estado devidamente divulgado junto dos munícipes?

Loading ... Loading ...
Capa-Regiao-de-Leiria-edicao-4184-de-25-maio-2017.jpg
Twitter RSS

Escreva-nos

foxyform
Região de Leiria
Newsletter Powered By : XYZScripts.com