lpm-peugeot-3008-800x100
EN2. Estrada única na Europa passa por Pedrogão Grande | Região de Leiria

EN2. Estrada única na Europa passa por Pedrogão Grande

Há uma linha com 739 quilómetros que une Portugal de Norte a Sul - de Chaves a Faro. A Estrada Nacional 2 (EN2) atravessa 11 distritos, 32 concelhos, mais de uma dezena de rios e um par de serras, e dá a conhecer parte da identidade e património nacional.

Chamar turistas para todos os municípios por onde passa a Estrada Nacional 2 é o objetivo da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, apresentada na Casa da Cultura de Pedrógão Grande, distrito de Leiria, no dia 2 de novembro.

Para Valdemar Alves, presidente da Câmara de Pedrógão Grande - único concelho do distrito de Leiria por onde a EN2 passa -, o projeto "é fabuloso, pois é uma possibilidade viável de combater a desertificação do interior com a chegada de pessoas de vários pontos do país e do resto do mundo”.

A difusão de um “passaporte municipal” para ser autenticado nos postos de turismo de cada concelho visitado, juntamente com um “passaporte presidencial”, a usar quando os turistas forem recebidos pelos líderes de cada autarquia, são duas propostas do projeto.

Mas a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 ambiciona mais. A presença dos melhores produtos endógenos dos 32 concelhos em cada município, ementas e alojamentos a preços uniformizados por todo o trajeto, e uma agenda cultural que congregue os eventos centrais de cada autarquia, são outras medidas a integrar na oferta da rota turística.

Luís Machado, presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião, sublinha que esta ideia não traz encargos financeiros:

“Todas as infraestruturas para receber os turistas já existem. Falo de hotéis, pousadas ou restaurantes. A única despesa será em publicidade”.

Mas nesse sentido a EN2 joga com um trunfo que Luís Machado realça. “Não existe em mais nenhum país europeu uma estrada com as mesmas características que a EN2”, comparando-as às famosas Ruta Nacional 40, da Argentina, e Route 66, dos Estados Unidos da América.

img_1585a

(Notícia publicada na edição de 10 de novembro de 2016)

Uma resposta para “EN2. Estrada única na Europa passa por Pedrogão Grande”

  1. Magda Gama diz:

    AINDA BEM que alguém em Pedrogão Grande pensa o OPOSTO do MEIO do Armando Frazão :http://www.armandofrazao.com/ : e que pensa como eu:ADORO a BELEZA ÚNICA do norte do distrito de Leiria! ! Ainda BEM que há pessoas que ADORAM Pedrogão Grande! !

Trackbacks/Pingbacks


Deixe um comentário

DDinis-MREC-14-03_curso-intensivo

Pergunta da Semana

Os pais que recusam vacinar as crianças devem ser responsabilizados criminalmente?

Loading ... Loading ...
Capa-Regiao-de-Leiria-edicao-4179-de-20-abril-2017.jpg
Twitter RSS

Escreva-nos

foxyform
Região de Leiria
Newsletter Powered By : XYZScripts.com