lpm-peugeot-3008-800x100
Sinos do Mosteiro de Alcobaça voltam a tocar em 2017 | Região de Leiria

Sinos do Mosteiro de Alcobaça voltam a tocar em 2017

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça vai ser alvo, até ao final do ano, de intervenções de conservação e restauro em que a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) vai investir mais de 123 mil euros.

mosteiro_de_alcobaca_94bSegundo a DGPC trata-se de “intervenções profundas e necessárias à boa conservação do monumento”, financiadas através dos reembolsos das intervenções realizadas no âmbito do anterior quadro comunitário, ao abrigo do projeto Rota dos Mosteiros Património da Humanidade.

A obra, atualmente em fase de preparação, arrancará com a conservação e restauro dos elementos pétreos e caixilharias da fachada norte, adjudicada à empresa In Situ, pelo valor de 116 mil euros.

A par dessa obra, que deverá estar “concluída até ao final deste ano” a DGPC tem prevista, também para 2016, uma intervenção na Torre Sul, que engloba “a beneficiação do sistema elétrico de comando dos martelos para toque dos sinos”.

A reparação dos sinos terá um custo de 7.750 euros e deverá ficar concluída no mês de dezembro, estimando-se que a partir do início de 2017 os sinos do monumento voltem a poder ouvir-se.

De acordo com a DGPC as obras não implicam “qualquer limitação” à visitação do Mosteiro que se manterá aberto ao público durante a realização dos restauros.

Em 2017 estão previstas mais intervenções ainda a calendarizar “de acordo com uma lista de prioridades” e a “disponibilidade orçamental” da DGPC.

Dina Aleixo

(Notícia publicada na edição de 3 de novembro)

Deixe um comentário

DDinis-MREC-14-03_curso-intensivo

Pergunta da Semana

A vinda do papa Francisco a Fátima justifica uma decisão do Governo em dar tolerância de ponto no dia 12 de maio?

Loading ... Loading ...
Fwd:
Twitter RSS

Escreva-nos

foxyform
Região de Leiria
Newsletter Powered By : XYZScripts.com