lpm-peugeot-3008-800x100
Câmara da Marinha Grande quer comprar FEIS por 1,2 milhões | Região de Leiria

Câmara da Marinha Grande quer comprar FEIS por 1,2 milhões

O imóvel da antiga Fábrica Escola Irmãos Stephens (FEIS) vai ser comprado pela Câmara da Marinha Grande. A aquisição foi aprovada pelo executivo municipal na reunião de 21 de novembro. No total, o município deverá despender 1,2 milhões de euros para adquirir o imóvel ao banco BCP.

A compra há muito que era equacionada. Em março, quando deixou a presidência da autarquia, Álvaro Pereira confessava ao nosso jornal que se não fossem os problemas de saúde certamente poderia, entre outras medidas, adquirir a FEIS até ao final do mandato.

Coube ao seu sucessor, Paulo Vicente, levar a cabo o negócio. Contudo, apesar de questionado, até ao fecho desta edição, o executivo permanente (PS), liderado por Paulo Vicente, não explicou as motivações da aquisição.

Tudo indica que a importância patrimonial do imóvel terá sido a justificação para o negócio. António Santos, vereador do PSD, defende que aquele local pode receber o mercado municipal, bem como outras infraestruturas.

No início da reunião em que foi aprovada a realização do negócio, António Santos lembrou que esta é uma decisão que defende há vários anos. “Defendo que ali possa ser instalado o mercado semanal e de levante, bem como uma futura piscina”, esclarece o autarca em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, argumentando a importância de dotar o espaço de equipamentos multifuncionais, admitindo que ali se possam igualmente realizar concertos e outros eventos culturais.

Aurélio Ferreira, vereador do MpM, argumenta ser necessário avaliar a importância do espaço para a autarquia e o momento da aquisição. Mas, “se já se adquiriu sem existir projeto, que não haja pressa em colocar no local seja o que for sem a necessária reflexão”. O uso a dar ao local “deve ser colocado em discussão pública”, afirma.

Já os vereadores Carlos Logrado (+Concelho) e Vítor Pereira (CDU) aplaudem a aquisição. Para Carlos Logrado, o valor pago só se justifica caso avance o projeto para o local já no próximo ano. A antiga FEIS, diz, deve servir para que a cidade “volte a ter a âncora que o centro tradicional necessita”. Caso o mercado não possa funcionar no edifício Atrium, então a antiga FEIS “será a melhor solução”.

Vítor Pereira enfatiza “o valor sentimental e histórico de um espaço com ligação à luta dos trabalhadores”. O uso a dar-lhe “deve ser bem ponderado”, diz.

Soube-se entretanto que a ocupação de uma loja inserida no património da antiga FEIS pode vir a constituir um obstáculo à concretização, no imediato, do negócio.

Em reuniões de elementos da vereação ocorridas no final do mês de novembro, depois da decisão da aquisição do imóvel, apurou-se que poderá ter um ónus associado, relacionado com a utilização de uma loja e com eventuais direitos da pessoa que a ocupa. O caso estará mesmo a ser dirimido em tribunal.

Esta circunstância levantou dúvidas entre a vereação sobre os riscos de aquisição de um edificio que possa ter condicionantes à sua utilização que dependerão do desfecho de um processo judicial.

O REGIÃO DE LEIRIA questionou o executivo municipal sobre esta matéria, não tendo recebido resposta até à data. Mas entre a vereação, há quem aponte a necessidade de clarificação. É o caso de Aurélio Ferreira, vereador do MpM que entende que “a Câmara deve clarificar todo o património que é adquirido com este negócio para não ficar com um ónus que pode ter mais tarde dificuldade em justificar”. Uma vez clarificada esta questão “o negócio pode prosseguir”, aponta.

(Notícias publicadas nas edições de 24 de novembro e 2 de dezembro de 2017 e editadas)

p22-feis-imagem

Destino a dar à antiga Fábrica Escola dos Irmãos Stephens ainda é uma incógnita (Foto de arquivo)

CSA

Deixe um comentário

DDinis-MREC-14-03_curso-intensivo

Pergunta da Semana

Os pais que recusam vacinar as crianças devem ser responsabilizados criminalmente?

Loading ... Loading ...
Capa-Regiao-de-Leiria-edicao-4179-de-20-abril-2017.jpg
Twitter RSS

Escreva-nos

foxyform
Região de Leiria
Newsletter Powered By : XYZScripts.com