lpm-peugeot-3008-800x100
Passageiro do tempo: Queremos a TESLA | Região de Leiria

Passageiro do tempo: Queremos a TESLA

José Manuel Silva, professor/gestor do ensino superior jmsilva.leiria@gmail.com

José Manuel Silva, professor/gestor do ensino superior jmsilva.leiria@gmail.com

Sonhar é o primeiro passo para se alcançarem objetivos e o futuro somos nós que o construímos. A TESLA pode ser nossa

Nas últimas semanas começou a falar-se na possibilidade do fabricante americano de automóveis elétricos se poder instalar em Portugal criando aqui uma base produtiva para abastecer o mercado europeu. Não sei se o anúncio tem credibilidade mas acredito que possa constituir um teste à capacidade nacional para desenvolver um projeto estruturante com enorme impacto no tecido produtivo nacional e na dinamização da economia portuguesa, semelhante à Autoeuropa.

Logo me ocorreu que Leiria se devia organizar para se apresentar como forte candidata a trabalhar na sua concretização e a receber o projeto. Sabemos que não será fácil, os requisitos são muitos, os constrangimentos enormes, mas as vantagens competitivas constroem-se, não caem do céu. Um projeto destes tem de ser liderado pela autarquia mas acompanhado por todas as instituições e parceiros locais para além da articulação com o Governo e agências de desenvolvimento, não esquecendo o lobbying internacional sem o qual este tipo de iniciativas estão votadas ao fracasso.

Leiria é das regiões mais empreendedoras do país, tem gente qualificada, tem capacidade para acolhimento de novos habitantes, tem um tecido empresarial experimentado no fornecimento à indústria automóvel, tem um Politécnico prestigiado e capaz de formar pessoal especializado, é servida por duas autoestradas, dois aeroportos e vários portos, pela mais importante linha ferroviária nacional com ligação à rede europeia, possui escolas e serviços de saúde de referência, vida cultural intensa, centros de lazer, turismo de mar e serra, gastronomia diversificada, enfim, tudo o que um grande empreendimento deste tipo necessita para instalar a sua estrutura produtiva e os seus colaboradores.

(Texto publicado na edição de 2 de dezembro de 2016)

Deixe um comentário

m-rec_aneme-de-16-a-31-de-marco

Pergunta da Semana

Considera que o sistema de videovigilância a ser instalado nas florestas será eficaz no combate e prevenção de incêndios?

Loading ... Loading ...
Capa-Regiao-de-Leiria-edicao-4175-de-23-marco-2017.jpg
Twitter RSS

Escreva-nos

foxyform
Região de Leiria
Newsletter Powered By : XYZScripts.com