Assinar
Sociedade

Escolas fechadas em Leiria devido a greve de pessoal não docente

Em Leiria, estão encerradas a escola sede do Agrupamento de Escolas de Marrazes, a escola sede e primárias do Agrupamento Josefa de Óbidos (Óbidos), bem como a Secundária Raul Proença e a Rafael Bordalo Pinheiro (Caldas da Rainha),

A greve de hoje de pessoal não docente levou ao encerramento de mais de 100 escolas na região Centro, disse um dirigente sindical.

SaladeaulaEm Leiria, estão encerradas a escola sede e primárias do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos (Óbidos), a escola sede do Agrupamento de Escolas de Marrazes (Leiria), bem como a Escola Secundária Raul Proença (Caldas da Rainha) e a Rafael Bordalo Pinheiro (Caldas da Rainha), entre outras.

“São já mais de 100 escolas encerradas”, afirmou à agência Lusa o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (STFPS) do Centro Carlos Fontes, sublinhando que só no distrito de Coimbra foram contabilizadas “cerca de 45 escolas” fechadas devido à greve dos funcionários.

“Houve muitas escolas que não encerraram às 8 horas, mas poderão encerrar no decorrer da manhã por causa da falta de funcionários não docentes”, explicou o dirigente sindical.

Os funcionários das escolas fazem hoje greve para exigir, entre outros aspetos, a negociação da criação de uma carreira especial, mas também mais recursos humanos nas escolas, com os sindicatos a estimarem uma carência de, no mínimo, 2.000 auxiliares.

No distrito de Coimbra, estão encerradas, entre outros estabelecimentos, as escolas da Quinta das Flores e Conservatório, Eugénio de Castro e Rainha Santa Isabel, informou.

Na Guarda, há escolas encerradas em Seia, Pinhel, Vilar Formoso e Almeida, bem como na capital do distrito, como é o caso da Escola Secundária da Sé e a Afonso Albuquerque.

Segundo o dirigente sindical, no distrito de Aveiro, estão fechadas “todas as escolas” em São João da Madeira, registando-se também encerramentos na Mealhada, Anadia, Albergaria-a-Velha, Arouca e em Aveiro.

 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados