lpm-peugeot-3008-800x100
Falta adotar quatro dos 17 cães recolhidos da rua | Região de Leiria

Falta adotar quatro dos 17 cães recolhidos da rua

A Manhosa, a Mãozinha e a Abelhinha já estão em Almada, na Associação Os Amigos dos Animais. O Fininho passou a viver com uma senhora “apaixonada por bichos” e a Mimosa e a Nikita foram acolhidas, esta segunda feira, na CRAPAA (Caldas da Rainha Associação Protectora dos Animais Abandonados).

Dos 17 animais que Carlos Bernardes recolheu da rua nos últimos anos, seis já têm um novo abrigo. O apelo divulgado há um mês no REGIÃO DE LEIRIA foi lido e partilhado e a ajuda chegou de vários pontos do país.

Além dos animais que foram adotados, Carlos Bernardes recebeu ofertas de ração de particulares, empresas e também associações de proteção animal, superiores a 200 kg.

cãesReformado e com 76 anos, Carlos Bernardes sempre teve animais de estimação e nunca ficou indiferente a situações de abandono. A atitude fê-lo recolher, alimentar e cuidar de 17 cães. “Parte-me o coração ver um animal abandonado, jogado fora. Eles não têm culpa da irresponsabilidade das pessoas”, diz. No entanto, por falta de espaço, visto que terá de sair da casa onde vive para outra sem espaço exterior, viu-se obrigado a pedir ajuda. Que chegou depois de muitas portas se terem fechado: canis lotados, associações sem capacidade,...

Ainda assim, apesar de estar a conseguir resolver o “problema”, Carlos Bernardes sente-se “nostálgico”. Ter de dizer “adeus”a alguns dos animais que acolheu e cuidou nos últimos anos, ainda que o alivie, deixa-o “triste”, admite.

“Esta ajuda é inacreditável, temos noção que os animais são acolhidos por boas famílias, por pessoas que gostam dos bichos tanto como nós e, no caso dos cães que foram para associações, vamos continuar a acompanhar o seu percurso até que encontrem uma nova casa”, explica Carla Bernardes, filha de Carlos Bernardes.

Quanto aos restantes animais, sete cadelas ainda permanecem por Leiria mas em breve deverão ser recolhidas e adotadas por duas associações e um casal da zona de Lisboa. “Estamos a ultimar os pormenores para que os possam vir buscar”, refere.

Já quatro machos continuam à procura que um novo dono amigo dos animais bata à porta de Carlos Bernardes.

Marina Guerra (textos)
marina.guerra@regiaodeleiria.pt
Joaquim Dâmaso (fotos)
joaquim.damaso@regiaodeleiria.pt

Uma resposta para “Falta adotar quatro dos 17 cães recolhidos da rua”

  1. nuno diz:

    falem com a associacao patas e bigodes em figueiro dos vinhos.pode ser que ajudem

Trackbacks/Pingbacks


Deixe um comentário

DDinis-MREC-14-03_curso-intensivo

Pergunta da Semana

Os pais que recusam vacinar as crianças devem ser responsabilizados criminalmente?

Loading ... Loading ...
Capa-Regiao-de-Leiria-edicao-4179-de-20-abril-2017.jpg
Twitter RSS

Escreva-nos

foxyform
Região de Leiria
Newsletter Powered By : XYZScripts.com