Leaderboard_turismo
Nova ponte da Cabreira, em Leiria, vai ter duas vias de trânsito e passeios | Região de Leiria

Nova ponte da Cabreira, em Leiria, vai ter duas vias de trânsito e passeios

A ponte da Cabreira sobre o rio Lis, que liga as ruas da Cabreira (zona da Estação) e Campos do Lis (Barosa), vai ser demolida para dar lugar a uma nova travessia com duas vias de trânsito e passeio dos dois lados, com uma largura total de 10,38 metros.

A empreitada deverá avançar ainda este ano, sendo o investimento estimado em cerca de 310 mil euros.

A Câmara de Leiria já reservou uma fatia de 450 mil euros para a obra no âmbito da revisão ao orçamento de 2017, aproveitando a introdução do saldo de gerência de 2016, que se cifrou em cerca de 38,7 milhões de euros.

O concurso público para a execução do projeto, que visa pôr fim aos constrangimentos devidos à largura reduzida da atual passagem e criar melhores condições de segurança para a circulação automóvel e de peões, foi aprovado em reunião de Câmara em fevereiro passado.

Segundo informação do vereador Lino Pereira, a empreitada, com prazo de execução de 210 dias, obrigará ao corte de trânsito no local.

Projeto para alargamento da ponte dos Barreiros está a ser elaborado

Projeto para alargamento da ponte dos Barreiros está a ser elaborado

Ponte dos Barreiros alargada
A autarquia prepara-se entretanto para alargar também a ponte dos Barreiros, freguesia de Amor, na EN 349-1. O projeto está a ser elaborado, não estando ainda definido o custo da obra.

“A ponte dos Barreiros está inserida numa via que só passou para o domínio municipal no final de 2016, necessitando de um alargamento e não de uma estrutura nova”, explica o vereador, acrescentando que a sua execução obrigará “apenas ao estrangulamento de uma faixa, ficando o trânsito a circular nos dois sentidos, de forma alternada”.

Questionado por Álvaro Madureira, vereador do PSD, em meados de março, em reunião de Câmara, sobre a demora da execução da obra, Lino Pereira explicou que foi necessário alterar “o método construtivo” inicialmente previsto, depois de avaliar o histórico da estrutura cedido pela Infraestruturas de Portugal.

Álvaro Madureira, vereador do PSD, pediu no entanto maior celeridade do processo, considerando não se tratar de “nenhuma obra-prima”. “Qualquer leigo na matéria vê que não exige grande fundações, nem perfurações, nem sondagens para fazer o alargamento daquela ponte”, disse.

Já Lino Pereira frisou que “fazer uma ponte em que passa tráfego pesado todos os dias não é fazer um passadiço. Não é chegar lá sem fazer ensaios e geotecnia”. “Tecnicamente não respondo por isso, e com esse facilitismo não assumo fazer o que está a solicitar”, acrescentou Lino Pereira.

(Notícia publicada na edição de 13 de abril de 2017 do REGIÃO DE LEIRIA)

MR

Obra poderá ficar concluída até final do ano se arrancar antes do verão Foto: Joaquim Dâmaso

Construção da ponte da Cabreira poderá ficar concluída até final do ano se arrancar antes do verão (Foto: Joaquim Dâmaso)

 

Deixe um comentário

DDinis-MREC-14-03_curso-intensivo

Pergunta da Semana

Acredita que o FC Porto ou o Sporting CP terão argumentos para acabar com o ciclo de vitórias do SL Benfica na principal competição do futebol português?

Loading ... Loading ...
Capa-Regiao-de-Leiria-edicao-4183-de-18-maio-2017.jpg
Twitter RSS

Escreva-nos

foxyform
Região de Leiria
Newsletter Powered By : XYZScripts.com