Assinar

Planos para 2011

Bolacha Maria: “Planos para 2011”, por Cláudia Rocha

Bolacha Maria

Planos para 2011

Cláudia Rocha
Account
claudiarocha@contraponto.pt

Somos críticos com quem nos governa, e muito bem, porque essas decisões afectam e a todos dizem respeito. Mas se cada um de nós fosse chamado a dar provas do estado em que deixou o ano de 2010 e a projectar 2011 de modo a ser avaliado por esse desempenho, qual seria o resultado?

Assumindo o papel do Estado num plano pessoal de redistribuição de riqueza, procurando contribuir para uma sociedade mais justa, como tem sido o meu desempenho?

No campo social qual é o meu investimento? Que tempo e apoios dou a quem precisa? Quem acolho e como o acolho? No campo cultural, que papel me cabe? Quantos espectáculos me terão como espectador? Quantos livros pretendo ler e quantos CD’s vou ouvir sem que os tenha de piratear?

Na saúde, qual será o meu compromisso? Deixarei de fumar e vou passar a ir regularmente à piscina? No trabalho? Serei mais produtivo, empenhado e bem disposto?

Na educação? Ao Estado, pagarei tudo o que me é imposto? Pedirei facturas devidas? Este é o plano que nos ajudará a viver numa sociedade melhor para todos.

E este só depende de cada um. Fazer um plano pessoal e comprometedor para o ano de 2011 é um desafio. Estabelecer metas devia ser condição para celebrar a entrada do novo ano.