Assinar
Cultura

“20 anos, 20 músicas” assinala duas décadas de vida da EMOL

A Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL) completa duas décadas de existência. Hoje iniciamos a publicação de 20 vídeos que, simbolicamente, assinalam os 20 anos da escola.

A Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL) completa duas décadas de oficialização. Integrada no Orfeão de Leiria, ele próprio a festejar o 65º aniversário, é actualmente uma estrutura que envolve 56 professores, que ensinam 25 instrumentos a 600 alunos.

É um pouco desse trabalho que o REGIÃO DE LEIRIA vai mostrar nos próximos meses, em “20 anos, 20 músicas”.

Vinte vídeos de alunos, professores e orquestras da EMOL que, simbolicamente, assinalam os 20 anos da escola do Orfeão de Leiria que, desde o ano lectivo 2009/2010, tem autonomia pedagógica.

Para a directora pedagógica, Neuza Bettencourt, este projecto “vem projectar a instituição Orfeão de Leiria para o exterior, no que diz respeito aos seus intervenientes e ao próprio espaço físico”.

“Muitos conhecem o Orfeão de Leiria Conservatório de Artes apenas pelos vários concertos ou iniciativas que a instituição promove. Por trás dos alunos temos professores empenhados em desenvolver o melhor trabalho e que, neste caso, vão aparecer também em primeiro plano”, sublinha.

Os vídeos foram feitos nos diversos espaços do Orfeão e também na Igreja de S. Pedro e no Estádio Municipal de Leiria, onde também decorrem aulas.

O processo de produção dos vídeos ajudou, segundo a directora, a revelar uma “componente pedagógica pouco explorada nos conservatórios, uma vez que a experiência de gravação é mais meticulosa de que uma situação de aula ou até de concerto, dando uma percepção um pouco mais realista do trabalho que um músico faz em estúdio ou em gravação”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados