Assinar

Pensamento(s) avulso(s): A fórmula

F=(T/GT)*CG. Para quem não conhece, passo a apresentá-la: é a fórmula que diz que a Felicidade é a relação entre o que se Tem (T) e o que Gostaria de se Ter (GT) ponderada pela nossa Capacidade de Gerir essa relação (CG).

Cláudio Tereso, Técnico de informática claudio@claudiotereso.com

F=(T/GT)*CG. Para quem não conhece, passo a apresentá-la: é a fórmula que diz que a Felicidade é a relação entre o que se Tem (T) e o que Gostaria de se Ter (GT) ponderada pela nossa Capacidade de Gerir essa relação (CG). Claro que é uma fórmula que não considera todos os parâmetros, mas uma teoria geral não cabe nesta crónica e fica como TPC. Apesar de incompleta, esta fórmula permite-nos obter algumas leis, de onde destaco: podemos aumentar a nossa Felicidade aumentando o valor que damos ao que temos.

Vem esta lei a propósito do que me traz aqui: A REGIÃO DE LEIRIA. É uma das zonas de Portugal com melhor qualidade de vida: está perto da praia e da serra; tem espaços verdes, clima ameno, boas bibliotecas e uma oferta cultural para todos os gostos.

Infelizmente, tirando a praia, parece haver pouca procura do que a região tem para oferecer, o que é uma pena. Os espectáculos e os museus estão vazios e as pessoas em casa.

Se é verdade que há, por vezes, boas razões para não sair de casa, também é verdade que há desculpas que não se justificam. Por exemplo, ao contrário do que nos ensinaram, a roupa não precisa de ser TODA passada a ferro e a casa não precisa de ser TODA limpa TODAS as semanas.

Frequentar espectáculos, conviver com os amigos e, já agora, falar com desconhecidos é uma maneira fácil e barata de aumentar T. Por isso, saiam de casa!

(texto publicado na edição em papel de 11 de Novembro de 2011)