Select Page

Quilómetro 130: O Vale do Lis

Quilómetro 130: O Vale do Lis

Cláudio de Jesus, engenheiro do Ambiente claudiojesus2012@gmail.com

Há algumas semanas atrás, surgiram notícias sobre o estado de deficiente condição das infraestruturas do perímetro de rega do Vale do Lis.

Esta obra, executada nos anos 40 e 50 do século XX, envolveu um aproveitamento hidráulico de fins múltiplos, obras de hidráulica fluvial e marítima, novas vias de comunicação, trabalhos de adaptação ao regadio, redes de drenagem agrícola e rega e teve um relevante impacte económico, social e no ordenamento da região de Leiria.

No anterior mandato municipal, foi aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal de Leiria, uma moção de apoio à candidatura a fundos comunitários do QREN, tendo por objetivo a melhoria das condições de funcionamento daquele vasto conjunto de infraestruturas que, por se encontrarem em avançado estado de degradação, privam algumas centenas (sê-lo-ão ainda?) de agricultores de adequadas condições de rega dos cerca de 2145 hectares de terra fértil que existem no Vale do Lis.

A ministra da Agricultura anunciou recentemente a criação de um Banco de Terras, que permitirá o aproveitamento de terras não reclamadas por quem se candidate a fazê-lo. Medida positiva, mas que na nossa região de pouco valerá se não dotarmos de adequadas condições de funcionamento o sistema de rega do Vale do Lis.

(texto publicado na edição em papel de 13 de abril de 2012)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda com a criação do Museu Salazar?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This