Assinar Edições Digitais
Necrologia

Isabel Ramalho: A professora que humanizou o liceu de Leiria

Maria Isabel São José Ramalho Loureiro, nasceu a 14 de dezembro de 1948, em Alvorge, no concelho de Ansião.

Maria Isabel São José Ramalho Loureiro, nasceu a 14 de dezembro de 1948, em Alvorge, no concelho de Ansião.

Isabel Ramanho, professora

Licenciada em Filologia Germânica pela Universidade de Coimbra, desde cedo, pela força de necessidade, teve de ganhar responsabilidade. Foi trabalhadora-estudante e ajudou a tomar conta dos irmãos.

Após a licenciatura, preencheu horários de substituição quando ainda não era efetiva. Passou pela escola de Porto de Mós, até que ficou colocada na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria. Aqui, lecionou inglês e foi presidente do conselho executivo durante oito anos. A sua passagem por este estabelecimento de ensino deixou marcas: “Tornou a escola muito mais humanista, era a professora que tudo fazia, que a todos atendia, que resolvia os casos com pais e alunos, era extraordinária!”, recorda o marido de forma orgulhosa. Além disso, Isabel Ramalho proporcionou condições que levaram à implementação do Europrojeto.

“Era uma pessoa de uma grande simplicidade e de um enorme coração, de espírito livre, sem preconceitos”, refere a amiga e colega de profissão, Maria Luísa Neves, professora de Inglês na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo. “Tomava decisões sempre que acreditava que estava certa e que essa decisão iria contribuir para fazer justiça, para tornar melhor a vida de alguém”, acrescenta.

A vida pregou-lhe uma partida. Em 2009, deparou-se com um cancro, contra o qual lutou desde o primeiro momento. “Era uma pessoa sempre muito forte, sempre dinâmica, sempre para a frente. No que se metia, era para levar até ao fim”, partilha o marido. Infelizmente, a doença foi mais forte, mas mesmo numa situação delicada, Isabel Ramalho deixou a sua marca “de estoicismo, coragem e dignidade, primeiramente na luta e posteriormente na aceitação”, conta Maria Luísa Neves.

Isabel Ramalho partiu a 8 de maio de 2012. Tinha 63 anos.