Assinar

(Des)arrumar ideias: Semear para colher #2

É fulcral, se queremos uma sociedade pautada pela cidadania, cuidar um serviço educativo, que aguce a fruição e interesse cultural, e incuta valores…

Patrícia Martins, animadora Cultural patriciafrmartins@gmail.com

É fulcral, se queremos uma sociedade pautada pela cidadania, cuidar um serviço educativo, que aguce a fruição e interesse cultural, e incuta valores como o saber estar numa sala de espetáculos ou em qualquer situação que vise o respeito pelos artistas e pelo trabalho de quem tenta proporcionar momentos especiais em torno da cultura e das artes. A falta de atitudes cívicas pouco dignas de muitos frequentadores de atividades artísticas e culturais, frustram o trabalho desenvolvido por uns, mas cimentam as certezas para uma formação que deve ser adquirida de tenra idade.

Esta semana queria agradecer ao Teatro José Lúcio da Silva a oportunidade que concedeu aos alunos do Agrupamento de Escolas de Marrazes, de apresentarem as suas performances e muitos deles contactarem pela primeira vez com um equipamento cultural , acreditando com isso deixar sementes de futuro , que os torne mais atentos a estas temáticas e desculpem atitudes de hoje menos próprias, suas e de seus encarregados de educação, que por não estarem familiarizados com estes espaços, nem sempre adotam as posturas corretas. Mais uma vez pela ausência de um serviço educativo na base da sua formação …

A este propósito, teço também um rasgado elogio aos Fade in e ao seu Ensina Fade in, que o TJLS também acolheu e que têm feito um excelente trabalho de sementeira cultural na nossa cidade! Bem hajam!

(texto publicado na edição em papel de 15 de junho de 2012)