Select Page

Play it, Sam: God Bless America

Play it, Sam: God Bless America

João Melo Alvim, advogado jmalvim@gmail.com

O nome Bobcat Goldwaith não soará familiar à esmagadora maioria dos leitores. Mas falando no Zed da série de filmes “Academia de Polícia”, é provável que a memória de muitos seja avivada pelo bandido de voz estridente e trejeitos faciais que se tornou polícia.

Mas o que o traz aqui não tem nada a ver com esse longínquo passado, mas sim com o seu mais recente filme como realizador, “God Bless America”. O filme, muito provavelmente, passou despercebido do público e crítica e, como tantos outros, não devia. Não se trata de uma obra-prima que se tornará incontornável na História do Cinema, mas é uma reflexão cáustica e excecionalmente bem conseguida sobre o estado a que a nossa sociedade chegou. Frank (Joel Murray) é um homem de meia-idade, divorciado, sem expectativas de futuro profissional ou amoroso que, um dia, confrontado com uma das inevitabilidades da vida, resolve reagir. E reage à “americana”, desatando a matar todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuem para uma sociedade que glorifica a estupidificação, principalmente através de concursos televisivos de “talentos” ou da “vida real” ou de discursos políticos extremistas. O percurso deste “cruzado” é cheio de percalços, principalmente quando uma teenager algo problemática resolve também ajudar à “limpeza”, o que contribui para o tom satírico com que Goldwaith filma. Inevitavelmente, o final não pode ser feliz, mas não deixa de ser uma das surpresas mais interessantes do ano. E algo que deixa qualquer um a pensar. Aliás, já Woody Allen dizia que a vida imita a má televisão. Nunca teve tanta razão como hoje, em que o ciclo vicioso entre vida e televisão e o “querer (a)parecer” é um dos principais responsáveis por uma sociedade egoísta, impreparada e ignorante.

(texto publicado na edição em papel de 29 de junho de 2012)

2 Comentários

  1. jenson

    There are some exciting points in time on this page but I don’t know if I see every one of them center for you to heart. There’s some quality but I is going to take hold thoughts and opinions until I look into this further. Good article , thanks and we want more! Added to FeedBurner at the same time

    Responder
  2. jacob

    this is very intriguing. thanks for that will. we need far more sites such as this. i compliment you on your excellent content and excellent topic options.”

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

A APP do REGIÃO DE LEIRIA

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

Concorda com o fim dos comandos distritais da Proteção Civil?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Região de Leiria no Facebook

Subscrição de newsletter

Share This