Faleceu domingo, dia 9, na Benedita, onde residia, o ex-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Miguel Guerra, com 76 anos. A autarquia decretou dois dias de luto municipal.

Miguel Guerra foi eleito pela primeira vez nas eleições de 1976 nas listas do PS, e tornou-se assim o primeiro presidente de Câmara de Alcobaça depois do 25 de Abril.
Antes dessa data, presidiu à comissão administrativa que geriu a autarquia após o 25 de abril de 1974 até às primeiras eleições autárquicas em dezembro de 1976.
O ex-autarca trabalhou com Vasco da Gama Fernandes, presidente da Assembleia Municipal e que foi substituído por Gonçalves Sapinho.
Miguel Guerra perdeu em 1979 as eleições para João Raposo de Magalhães (PSD), mas em 1989 voltou a conquistar a presidência da autarquia, que manteve até 1997.
“Um autarca que deixou marcas”, disse Rui Coelho, também ex-presidente daquela câmara e número dois de Miguel Guerra na comissão administrativa.
Apesar de adversários políticos, Rui Coelho disse ter havido sempre “estima pessoal” e “respeito mútuo”.
“Eu ganhei-lhe eleições, ele ganhou-me a mim e trabalhámos cerca de oito anos juntos”, lembrou.
Para o atual presidente da Câmara, Paulo Inácio, o antigo autarca deixou “muita amizade e carinho” junto da população do concelho. Referiu ainda que o seu falecimento “é uma perda que nos toca a todos”.
AL