Assinar
Sociedade

Mau tempo danificou 61 jardins-de-infância e escolas de Leiria

A queda de árvores e de linhas de eletricidade provocou danos em 61 estabelecimentos de ensino no concelho de Leiria, obrigando a intervenções que custam 23 mil euros, divulgou o município.

A queda de árvores e de linhas de eletricidade provocou danos em 61 estabelecimentos de ensino no concelho de Leiria, obrigando a intervenções que custam 23 mil euros, divulgou o município.

Escola de Marrazes foi uma das danificadas pelo mau tempo (fotografia: Sandra Gaspar)

Segundo a autarquia, por forma a garantir o normal funcionamento das atividades letivas, foi desencadeada, logo após os fortes ventos de 18 e 19 de janeiro, um conjunto de reparações em 50 estabelecimentos de ensino, cujo valor médio de intervenção não ultrapassou os 300 euros e cujas despesas têm enquadramento no Protocolo de Delegação de Competências celebrado com as juntas de freguesia.

Contudo, há 13 jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo em que os prejuízos foram mais elevados e ultrapassaram a dotação orçamental definida.

Por esse motivo, terça-feira a Câmara de Leiria aprovou a transferência de verbas no total 23.181,10 euros para as juntas de Amor, Bajouca, Barreira, Caranguejeira, Marrazes, Ortigosa, Pousos, Santa Catarina da Serra e Souto da Carpalhosa, bem como Agrupamento de Escolas Sr. Correia Mateus.

O Jardim-de-Infância de Outeiros da Gândara (Marrazes), a Escola Básica do 1º Ciclo de Courelas (Pousos) e a Escola Básica do 1º Ciclo de Várzea (Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus) registaram os prejuízos mais avultados, devido a danos provocados no parque infantil, telhado e telheiro, respetivamente.

Os outros estabelecimentos de ensino afetados pelo mau tempo foram os Jardins-de-Infância da Barreira, Coucinheira (Amor), Ruivaqueira (Ortigosa), da Cruz da Areia (Barreira) e Vale de Sumo (Santa Catarina da Serra) e Escolas Básicas do 1º Ciclo de Picoto (Souto da Carpalhosa), Bajouca, Caranguejeira, Vale de Sumo (Santa Catarina da Serra) e Cruz da Areia (Barreira).

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.