Select Page

Crónica irregular: Subitamente no verão passado

Crónica irregular: Subitamente no verão passado
Pedro Miguel, editor da Preguiça Magazine

Por aqui, a silly season parece estar a acabar, mas em alguns jornais europeus, o Verão agitou-se. Foram sobretudo tomadas de posição corajosas no que diz respeito a assuntos relacionados com a liberdade e exigência democrática. Na Escandinávia, os diretores de quatro grandes diários na Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca, escreveram uma carta aberta ao primeiro-ministro britânico e acusaram o Governo do Reino Unido de ameaçar a liberdade dos meios de comunicação mundiais, por causa da detenção do marido do jornalista do Guardian, Glenn Greenwald, que revelou a espionagem de vários aliados dos Estados Unidos por parte da Agência de Segurança (NSA). Esta tomada de posição, foi acompanhada pelo jornal britânico The Observer.

Na Irlanda do Norte, o The Belfast Telegraph publicou, com honras de primeira página, um anúncio de emprego fictício para contratar um líder responsável que possa representar as pessoas. Esta ironia foi directamente para o primeiro-ministro e o vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte, por estes terem ido de férias sem sequer comentar os violentos motins que aconteceram no centro de Belfast.

Por cá, para esta nova temporada, gostava de ver menos comentadores e mais informação própria, isenta e aguerrida. Mas isso sou eu que devo ser parvinho, ou o camandro.

Escrito de acordo com a antiga ortografia

(texto publicado na edição de 5 de setembro de 2013)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que a Agência Mundial Antidopagem tenha proibido a Rússia, durante quatro anos, de participar em todas as competições desportivas globais?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo