Assinar


Necrologia

António Monteiro: A vida do navegador que fez história no automobilismo de Leiria

Sócio fundador e primeiro presidente do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML), foi campeão nacional de iniciados em 1967, num Morris Cooper S 1300.

António Monteiro, natural de Leiria, faleceu na passada sexta-feira, dia 22, aos 73 anos, vítima de doença prolongada. Sócio fundador e primeiro presidente do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML), foi campeão nacional de iniciados em 1967, num Morris Cooper S 1300.p49-A-Monteiro1

O navegador formou com Ramiro Fernandes e João Torneiro a famosa equipa Leiriauto que, no último dia 5 de setembro, foi homenageada e recordada pelos sócios fundadores do NDML, bem como amigos e família.

António Monteiro, também conhecido como “Tóino Monteiro”, participou, entre 1984 e 1993, em vários campeonatos nacionais de velocidade. Com Fiat Ritmo Abarth TC, Fiat 124 FU, Lancia Delta 4WD e, mais tarde também em Lancia Integrale, deixa um vasto legado de experiências no desporto automóvel da região e do país.

Pedro Alves, atual presidente do NDML, recorda-o como a sua “primeira referência no automobilismo”. “Foi com ele que nasceu o meu ‘bichinho’ por carros de competição, quando o via a competir ao volante do Austin Cooper S. Mais tarde, comecei a conviver com ele e a imagem que tinha era de um gentleman driver, uma pessoa sempre disponível, muito dedicada. Ele foi o primeiro presidente do NDML e isso representa a sua importância no panorama automóvel da época, em termos nacionais. Ao longo dos anos foi sempre um amigo muito prestável”. FG

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.