Assinar

Hugeek: 5 anos de “fazer avançar”

O arranque até parece simples, uma ideia, um grupo de pessoas e uns quantos euros é o suficiente. Mas é fácil?

Hugo-menino-aguiar
Hugo Menino Aguiar, presidente da Associação Fazer Avançar hma@fazeravancar.org

O arranque até parece simples, uma ideia, um grupo de pessoas e uns quantos euros é o suficiente. Mas é fácil? Nada! A Associação Fazer Avançar faz a 5 de novembro 5 anos e hoje partilho 5 aprendizagens.

É preciso acreditar. É preciso que a organização saiba o porquê de cada uma das coisas que faz e definir bem aquilo em que acredita. Os membros AFA não são membros por aquilo que a AFA faz mas sim porque acreditam no mesmo que a AFA acredita. O que fazes e como fazes interessa, mas a lealdade e força entre parceiros, membros, voluntários e apoiantes existe porque acreditamos todos no mesmo.

Falhar é uma escola. “Espera para teres mais experiência”. Espera tu! Falhar é bom se tiveres a capacidade de aprender. Dói? Dói e muito. Mas é “preciso aprender mais umas coisas” que faz com que não faças nada, nunca. A vida é hoje. Experimenta, arrisca e partilha os teus erros. Sê transparente e esquece que existe ego.

Sustentabilidade não é cliché. O problema de sustentabilidade não é de um projeto ou organização. É do terceiro sector. Acabou-se o subsídio ou financiamento. Hoje só fazes a diferença se for de forma sustentável.

Quem levanta a taça sozinho perde o próximo jogo. As vitórias não são só tuas. Há sempre quem faz a diferença para a vitória.

Os heróis não estão na TV. Fizemos da liderança e do heroísmo algo muito maior do que nós. A ideia comum de líder ou de herói é a de alguém que muda o mundo. Nunca é para nós, isso seria arrogante ou estúpido… Errado! Heroísmo é um esforço coletivo, imperfeito e voluntário. Sente as tuas boas ações e orgulha-te dos momentos em que fazes a diferença. Tenho a certeza que tens momentos de herói e de líder.

É o compromisso, paixão e bem-estar de cada indivíduo no esforço coletivo que faz a Associação Fazer Avançar. Parabéns e obrigado a todos os que em algum momento mudaram o mundo. Daqui a 5 anos cá estaremos. Os problemas sociais são uns ursos mas nós vamos acelerar. É agora que, cada vez mais, precisamos de fazer a diferença.

Nota: versão completa deste texto em http://goo.gl/E0dDZ6

(texto publicado na edição de 24 de outubro de 2013)