Assinar

Hugeek: TEDxYouth e Conferência da Felicidade

Os negócios convencionais procuram gerar lucro, é nisso que se focam.

Hugo-menino-aguiar
Hugo Menino Aguiar, presidente da Associação Fazer Avançar hma@fazeravancar.org

Os negócios convencionais procuram gerar lucro, é nisso que se focam. Quando trabalhamos num café, numa empresa de informática, num hipermercado, numa loja de roupa, o que fazemos é ganhar dinheiro e ajudar a organização a ganhar dinheiro. Não sou contra fazer dinheiro, nem contra quem gosta de fazer dinheiro, muito pelo contrário, é preciso fazer dinheiro e ajudar empresas a gerar lucro. O que me preocupa é que se passe uma vida inteira focada nisto.

Temos tanto potencial, energia e capacidade. Porque não usar o poder que temos para resolver problemas sociais, ajudar, inspirar, tentar fazer este mundo um bocadinho melhor?

Em Leiria há muitas pessoas a fazerem a sua parte, muitas iniciativas, muita generosidade e muita informação. Para inspiração, temos duas boas oportunidades, este Sábado, dia 16, realiza-se o primeiro TEDxYouth em Leiria, uma boa oportunidade para ouvir na primeira pessoa algumas histórias em diferentes áreas, e experiências na procura de uma vida com mais sentido. No dia 30 de Novembro há a Conferência da Felicidade que irá trazer a Leiria informação sobre como aumentar os níveis de bem-estar no nosso dia-a-dia e a importância da felicidade nas nossas vidas.

Temos o poder de escolher o que queremos ser e como queremos usar o nosso tempo. Aqui e agora. Eu acredito que uma decisão cuidada sobre a forma como queremos estar no mundo pode torná-lo melhor. E as pequenas ações são importantes. Ensinar algo que saibas fazer, oferecer uma hora do teu tempo para ajudar uma IPSS ou ouvir uma pessoa que precise falar pode transformar o mundo de alguém.

(texto publicado na edição de 14 de novembro de 2013)