Assinar
Sociedade

IPLeiria e Mosteiro da Batalha com acordo para conservação do património

A troca de informação técnica e científica e a realização de ações conjuntas são alguns dos aspetos do acordo entre o Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria) e o Mosteiro da Batalha.

A troca de informação técnica e científica e a realização de ações conjuntas são alguns dos aspetos do acordo que o Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria) e o Mosteiro da Batalha estabeleceram na área da conservação e reabilitação do património edificado.

IMG_7151-300x199A colaboração estende-se à disponibilização de instalações e equipamentos, realização de seminários, workshops, formação de recursos humanos, visitas de estudo e outras iniciativas públicas.

O IPLeiria irá também realizar estágios no âmbito das suas formações, em áreas e números a fixar.

“O Departamento de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do IPLeiria demonstrou desde logo todo o interesse em desenvolver trabalhos que visem conhecer melhor o Mosteiro da Batalha, e que permitam mantê-lo e usá-lo melhor”, refere Florindo Gaspar, coordenador do curso de mestrado em Engenharia Civil na ESTG, citado em comunicado do IPLeiria.

Na área da investigação técnica e científica estão a ser desenvolvidas duas teses de mestrado em Engenharia Civil na ESTG/IPLeiria, que têm como objeto de estudo o Mosteiro da Batalha e a sua preservação.

O levantamento e diagnóstico das patologias do Mosteiro e trabalhos relacionados com a caracterização do comportamento estrutural do monumento são outros exemplos de contributos técnicos para a futura manutenção e/ou reabilitação deste edifício secular.

“O Mosteiro da Batalha é de interesse relevante para a região, não só pelo seu valor histórico, mas também pela relevância da sua construção, sendo o terceiro monumento mais visitado do país”, acrescenta o coordenador.

A colaboração entre as duas entidades deu já frutos antes, com a produção de um guião do Mosteiro da Batalha em braille pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do IPLeiria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados