Assinar

Partilhando: RIR… porque sim

Tenho o privilégio de integrar, mais uma vez, a “turma” que organiza o segundo TEDxYouth@Leiria, no dia 8 de novembro, no Teatro José Lúcio da Silva.

Cristina Barros, professora do IPLeiria e presidente da Incubadora D. Diniscristinabarros.rl@gmail.com
Cristina Barros, professora do IPLeiria e presidente da Incubadora D. Dinis cristinabarros.rl@gmail.com

Tenho o privilégio de integrar, mais uma vez, a “turma” que organiza o segundo TEDxYouth@Leiria, no dia 8 de novembro, no Teatro José Lúcio da Silva. O lema que este ano propomos à cidade é #RIR.

Com um leque de oradores muito diversificado e especial, desafiamos a FAZER RIR, RIR DE MIM, RIR CONTAGIA e RIR PORQUE SIM.

Propomos uma viagem do “Eu exterior para o Eu interior”, explorando as ondas de impacto que geramos nos outros e em nós próprios, com as nossas atitudes e modos de vida.

As questões que lançamos em quatro painéis são:

Até que ponto estou a Fazer RIR outros e a chorar por dentro?

Como posso contagiar outros a RIR no seu dia-a-dia sem necessariamente ter de fazer RIR?

Serei capaz de RIR de mim próprio e com isso aprender e crescer?

O que significa, para cada um de nós, RIR porque sim e ter a capacidade de encarar, de forma positiva e otimista a vida, mesmo quando ela nos prega grandes partidas?

Vejo o RIR… porque sim, como um lema de vida e um estado de espírito que procuro alcançar, simplesmente observando e vivendo intensamente os momentos e rituais do dia-a-dia.

Pegar no meu bebé quando acaba de acordar, ainda quentinho e fofo, é um delírio. Chamamos a este momento “pãozinho quente”. Pego nele e ficamos abraçados até ele se chatear. Cravo a cara no seu pescoço e sinto a doçura e o cheiro daquela pele ainda quente. Adoro este momento do dia.

E quando os vou buscar à escola e correm para mim desenfreadamente e me saltam para o pescoço? É tão bom.

À noite, ao deitar, temos por hábito subir para os quartos a cantar a música “Eu vou” dos Sete Anões e há sempre um abracinho de mamã, de papá, de mana e mano, de boa noite.

Não dispensamos estas rotinas, que geram muita saudade quando estamos longe.

Sinto-me também privilegiada por ter à minha volta pessoas maravilhosas com as quais sei que posso contar. Os amigos que gostam da minha essência e para quem os meus defeitos são feitios. E gostam deles, de brincar com eles, gozam mas no bom sentido. Com amigos assim, o tempo não passa, não ficamos mais velhos ou mais feios, somos sempre iguais, especiais e fantásticos porque simplesmente nos adoramos e precisamos uns dos outros e há saudade.

Só posso RIR porque sim… Porque pertenço a uma rede preciosa de pessoas especiais que me contagiam com o seu RIR e me fazem RIR.

E fica o desafio para virem RIR connosco no TEDxYouth@Leiria.

(texto publicado na edição de 30 de outubro de 2014)