Select Page

Valores de ruído em Leiria acima do limite legal

Valores de ruído em Leiria acima do limite legal

As cinco cidades portuguesas onde a Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável promoveu hoje medições de ruído, com recurso a uma aplicação para telemóveis, registaram valores médios acima do limite legal de 65 decibéis [dBA].

De acordo com os dados recolhidos pela associação, em 24 medições efetuadas em períodos mínimos de 10 minutos, na hora de ponta da manhã (entre as 07:35 e as 09:40), Lisboa registou os valores mais elevados (entre 71 e 72 dBA), seguida de Leiria (69 a 71 dBA), Porto (69 e 70 dBA) e Funchal (65 a 68 dBA).

Carla Graça, responsável da Zero, disse que Leiria constituiu “uma surpresa” pelos valores “elevados” ali registados – as medições foram feitas no Largo da República, junto à Câmara Municipal – precisando que embora os valores das cinco cidades “possam parecer baixos”, um aumento de um decibel “é um aumento considerável do nível de ruído, porque é uma escala logarítmica e não aritmética”.

Foto: Joaquim Dâmaso

“Todas as medições estiveram bem acima do limite legal. A [cidade] que se comportou melhor foi Faro. Estamos muito longe do cumprimento da legislação “, disse à agência Lusa Carla Graça, da Zero.

Ainda segundo Carla Graça, todas as cinco cidades alvo das medições possuem mapas de ruído, mas apenas Lisboa tem medidas de redução aprovadas: “O Porto ou não tem ou não estão certificadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e em Leiria estão em desenvolvimento, o que mostra que há muito ainda a fazer neste campo”, declarou.

Carla Graça lembrou ainda que as medições hoje efetuadas, no penúltimo dia da Semana Europeia da Mobilidade, “não são propriamente legais”- já que utilizaram uma aplicação para telemóvel que pode ser descarregada gratuitamente e não equipamentos certificados – mas que a ação teve como objetivo “alertar as pessoas” para o ruído em “zonas críticas” das cidades.

“Qualquer pessoa pode utilizar uma aplicação [do género da utilizada] e assim ter a noção dos níveis de ruído que a rodeiam”, adiantou.

As medições foram realizadas em zonas de muito trânsito automóvel – denominadas zonas mistas – em Lisboa (Campo Grande), Porto (viaduto sobre a VCI da Avenida da Boavista), Faro (Avenida Calouste Gulbenkian), Funchal (Avenida Calouste Gulbenkian) e Leiria (Largo da República).

Segundo a Zero, os níveis de ruído ambiente nas zonas mistas não deverão ultrapassar 65 dBA durante o dia e os 55 dBA entre as 23:00 e as 07:00. Em zonas de escolas, hospitais, jardins ou exclusivamente residenciais, que deveriam estar classificadas como zonas sensíveis, os níveis deverão ser 10 dBA abaixo dos verificados em zonas mistas.

Lusa

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira página

Pergunta da semana

A carregar…

Concorda com as novas limitações à plantação de eucaliptos?

Obrigado por participar!
Já respondeu a esta pergunta.
Escolha uma das opções.


O TEMPO

23° Humidity: 100%
Clouds: 90%
Wind(NNW): 7kph
neblina
Sábado
23° 23°
Domingo
31° 23°
Segunda-feira
29° 22°
Terça-feira
30° 23°
Quarta-feira
28° 23°
Quinta-feira
31° 24°
Sexta-feira
27° 19°

Facebook RL