Select Page

Pombal é pioneiro e paga inscrições de atletas do concelho

Pombal é pioneiro e paga inscrições de atletas do concelho

Os clubes de futebol e futsal do concelho de Pombal vão ter esta época desportiva uma poupança superior a 9 mil euros referente ao valor total que representam as inscrições dos atletas na Associação de Futebol de Leiria (AFLeiria).

Além do contrato com a Federação Portuguesa de Futebol, a Câmara de Pombal renovou o campo da Flandes, utilizado pelo Sp. Pombal

Este é um dos pontos mais significativos da assinatura do contrato de desenvolvimento desportivo celebrado, na segunda-feira, dia 26 de setembro, entre a autarquia, a AFLeiria e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que prevê um desconto de 10% em todas as inscrições novas ou revalidações, e 5% em todas as inscrições que sejam transferências.

A medida, pioneira no distrito e divulgada pelo REGIÃO DE LEIRIA na entrevista publicada com o presidente da AFLeiria, em agosto passado, vai permitir que os clubes amadores não tenham de assumir qualquer custo na taxa de inscrição dos jogadores. Fica, no entanto, à sua responsabilidade o custo com os seguros e os exames de medicina desportiva.

“Sem nos querermos substituir aos clubes, procurámos saber de que forma é que podíamos reduzir os custos anuais que sempre pagaram de inscrições e que era uma parte importante do que já recebiam da autarquia. Sabíamos o esforço que precisavam de fazer todos os anos. Esta medida vai permitir aumentar a liquidez dos nossos clubes”, disse Diogo Mateus, presidente da Câmara de Pombal, que tem no seu concelho 2.593 atletas, dos quais 1.303 (50,3%) praticam futebol e 414 (16%) futsal.

As três entidades comprometeram-se igualmente a incrementar e generalizar a prática do futebol no pré-escolar através do ABC do Futebol, e no 1º ciclo com a pratica do futebol de rua, em articulação com os Agrupamentos de Escolas de Pombal.

“Esta medida vai contribuir para um desenvolvimento muito mais sustentado dos clubes. Por outro lado, e através da nossa parceria com as escolas do concelho, vamos poder formar melhor e generalizar ainda mais a nossa base de recrutamento, integrando o futebol e futsal escolar na família do futebol federados”, explicou Fernando Gomes, presidente da FPF, presente na cerimónia, que pretende “generalizar este exemplo de boas práticas em todos os concelhos do país”. “Os nossos índices de prática desportiva ainda são muito inferiores aos dos nossos congéneres europeus e estamos muito empenhados em alterar este panorama”, finalizou.

Flandes renovado
Ainda esta semana, o município de Pombal inaugurou as obras de beneficiação e conservação do campo de futebol de Flandes, num investimento de 316 mil euros, que abrangeu a construção das bancadas e remodelação dos balneários e salas de apoio.

A autarquia tem ainda prevista a substituição do campo sintético, onde jogam as equipas de formação do Sporting Clube de Pombal, cujo concurso vai também abranger os campos de futebol de Caseirinhos e da zona desportiva de Pombal.

 

(artigo publicado na edição de 29 de setembro de 2016)

MG/AIM

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira página

Pergunta da semana

A carregar...

Será possível acabar com o flagelo dos fogos florestais?

Obrigado por participar!
Já respondeu a esta pergunta.
Escolha uma das opções.

O TEMPO

12° Humidity: 82%
Clouds: 1%
Wind(WNW): 5kph
céu claro
Terça-feira
12° 12°
Quarta-feira
25° 18°
Quinta-feira
30° 24°
Sexta-feira
31° 27°
Sábado
33° 27°
Domingo
29° 24°
Segunda-feira
29° 22°

Facebook RL