Select Page

Equipa de Leiria participa pela primeira vez num campeonato mundial de disc dog

Equipa de Leiria participa pela primeira vez num campeonato mundial de disc dog

Pela primeira vez Leiria vai estar presente num campeonato do mundo de disc dog. A prova acontece este fim de semana, em Duisburg, na Alemanha, e conta com a presença de três duplas leirienses: César Faustino e Shadow, Frederico António e Storm e Leonel Mourão e Mia, todos da Canisport, escola sedeada em Ortigosa, Leiria.

“Vamos às cegas, será uma experiência nova para todos mas estamos confiantes de uma boa prestação”, diz Frederico António, treinador da Canisport.

Os representantes portugueses conhecem alguns dos adversários, sobretudo europeus (Espanha e França), mas não sabem o seu nível de competição, nem o grau de experiência dos concorrentes americanos. “Estamos os três bem preparados, com um nível bastante equivalente e tudo pode acontecer”, esclarece. Para uma boa prestação, vários fatores são tidos em conta: clima, a disposição do animal, o ambiente e também o fator “sorte”.

César Faustino com o Shadow, uma mistura de pitbull e pastor belga, e Frederico António com o Storm, um pastor belga malinois, foram os primeiros a classificar-se para a competição mundial, em julho, na prova de Odiáxere, Espanha, com um 1º e 3º lugares. Também em julho, mas na UFO Major em Leiria, foi a vez de Leonel Mourão e a border collie Mia.

A prova mundial começa esta sexta-feira, 7 de outubro, com a final UFO Major. No sábado e domingo, realiza-se a final da Taça Mundial, uma das novidades da edição de 2016, onde o binómio tem que somar, no mínimo, 85 pontos para se qualificar para a fase final. O vencedor será consagrado campeão mundial.

As duplas leirienses partiram na terça-feira para a Alemanha e esperam regressar com experiência adquirida e conhecimento para progressão na modalidade. “Será também uma experiência que vai ajudar a estar mais bem preparados para ajudar mais pessoas em Leiria a fazer disc dog”, afirma Frederico António.

O disc dog é uma modalidade em crescimento na região e tem vindo a conquistar praticantes, que agora apostam na vertente competitiva.

César Faustino e Shadow, Leonel Mourão e Mia e Frederico António e Storm

MG

(Notícia publicada na edição de 6 de outubro de 2016)

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira página

Pergunta da semana

A carregar…

Concorda com as novas limitações à plantação de eucaliptos?

Obrigado por participar!
Já respondeu a esta pergunta.
Escolha uma das opções.


O TEMPO

24° Humidity: 78%
Clouds: 1%
Wind(W): 6kph
névoa
Quinta-feira
24° 24°
Sexta-feira
31° 22°
Sábado
34° 28°
Domingo
35° 26°
Segunda-feira
32° 25°
Terça-feira
27° 20°
Quarta-feira
27° 19°

Facebook RL