Select Page

Cinco detidos até ao momento por suspeita de corrupção na Força Aérea

Cinco detidos até ao momento por suspeita de corrupção na Força Aérea

Cinco homens foram detidos na Operação Zeus que investiga crimes de corrupção ativa e passiva para ato ilícito e falsificaçao de documentos no fornecimento de bens alimentares à Força Aérea, informou hoje a Polícia Judiciária.

Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) refere que o esquema fraudulento poderá ter lesado o Estado em cerca de 10 milhões de euros.

FAP (arquivo)

Os cinco detidos vão ser apresentados às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.

Segundo a PJ, a atividade criminosa consistia na faturação de géneros alimentícios fornecidos à Força Aérea por um valor muito superior ao dos bens efetivamente fornecidos, sendo a diferença posteriormente distribuída, entre as empresas fornecedoras e os militares envolvidos neste esquema.

No decurso das 180 buscas, efetuadas em simultâneo em 12 bases militares, em 15 empresas e em diversos domicílios, foram apreendidas elevadas quantias em dinheiro, que os investigadoes presumem ser o produto da prática dos crimes.

De acordo com a PJ, foram ainda apreendidos outros elementos de “grande relevância investigatória”.

Na operação, desencadeada depois de um ano e meio de uma complexa investigação da PJ, com a colaboração da PJ Militar, participaram cerca de 330 investigadores e peritos da Polícia Judiciária, de diversas unidades orgânicas, acompanhados por cerca de 40 elementos da Polícia Judiciária Militar, bem como de 27 magistrados do Ministério Público.

A investigação é titulado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa e envolve a Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ.

A Polícia Judiciária revela que, desde o início da investigação, teve a colaboração, ao mais alto nível, da Força Aérea.

Lusa

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira página

Pergunta da semana

A carregar…

Concorda com as novas limitações à plantação de eucaliptos?

Obrigado por participar!
Já respondeu a esta pergunta.
Escolha uma das opções.


O TEMPO

30° Humidity: 100%
Clouds: 75%
Wind(WNW): 38kph
trovoada
Sábado
30° 26°
Domingo
33° 23°
Segunda-feira
29° 22°
Terça-feira
30° 23°
Quarta-feira
28° 23°
Quinta-feira
31° 24°
Sexta-feira
27° 19°

Facebook RL