Select Page

EN2. Estrada única na Europa passa por Pedrogão Grande

EN2. Estrada única na Europa passa por Pedrogão Grande

Há uma linha com 739 quilómetros que une Portugal de Norte a Sul – de Chaves a Faro. A Estrada Nacional 2 (EN2) atravessa 11 distritos, 32 concelhos, mais de uma dezena de rios e um par de serras, e dá a conhecer parte da identidade e património nacional.

Chamar turistas para todos os municípios por onde passa a Estrada Nacional 2 é o objetivo da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, apresentada na Casa da Cultura de Pedrógão Grande, distrito de Leiria, no dia 2 de novembro.

Para Valdemar Alves, presidente da Câmara de Pedrógão Grande – único concelho do distrito de Leiria por onde a EN2 passa -, o projeto “é fabuloso, pois é uma possibilidade viável de combater a desertificação do interior com a chegada de pessoas de vários pontos do país e do resto do mundo”.

A difusão de um “passaporte municipal” para ser autenticado nos postos de turismo de cada concelho visitado, juntamente com um “passaporte presidencial”, a usar quando os turistas forem recebidos pelos líderes de cada autarquia, são duas propostas do projeto.

Mas a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 ambiciona mais. A presença dos melhores produtos endógenos dos 32 concelhos em cada município, ementas e alojamentos a preços uniformizados por todo o trajeto, e uma agenda cultural que congregue os eventos centrais de cada autarquia, são outras medidas a integrar na oferta da rota turística.

Luís Machado, presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião, sublinha que esta ideia não traz encargos financeiros:

“Todas as infraestruturas para receber os turistas já existem. Falo de hotéis, pousadas ou restaurantes. A única despesa será em publicidade”.

Mas nesse sentido a EN2 joga com um trunfo que Luís Machado realça. “Não existe em mais nenhum país europeu uma estrada com as mesmas características que a EN2”, comparando-as às famosas Ruta Nacional 40, da Argentina, e Route 66, dos Estados Unidos da América.

(Notícia publicada na edição de 10 de novembro de 2016)

About The Author

1 Comment

  1. Magda Gama

    AINDA BEM que alguém em Pedrogão Grande pensa o OPOSTO do MEIO do Armando Frazão :http://www.armandofrazao.com/ : e que pensa como eu:ADORO a BELEZA ÚNICA do norte do distrito de Leiria! ! Ainda BEM que há pessoas que ADORAM Pedrogão Grande! !

    Reply

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Pergunta da semana

A carregar...

Será possível acabar com o flagelo dos fogos florestais?

Obrigado por participar!
Já respondeu a esta pergunta.
Escolha uma das opções.

O TEMPO

25° Humidity: 33%
Clouds: 40%
Wind(NW): 25kph
nuvens dispersas
Terça-feira
25° 15°
Quarta-feira
26° 18°
Quinta-feira
30° 24°
Sexta-feira
31° 27°
Sábado
33° 27°
Domingo
29° 24°
Segunda-feira
29° 22°

Facebook RL