Select Page

Magusto da Confraria das Famílias do Liz partilha valores da família

Magusto da Confraria das Famílias do Liz partilha valores da família

A dependência tecnológica, a rotina diária e os hábitos mecanizados das famílias levaram quatro casais leirienses, juntamente com os filhos, a criar a Confraria Famílias do Liz (CFL), para partilhar os valores e princípios que regem a instituição família.

“Queremos promover o convívio entre pais e filhos mas também com outras famílias e fugir daqueles momentos, de domingo à tarde, em que o pai vê televisão, o filho está agarrado ao tablet… Queremos passar às crianças que podem partilhar momentos diferentes”, explica Hugo Pires, presidente da direção da Confraria.

A primeira grande atividade da CFL aconteceu em setembro, com um piquenique, em Amor, que juntou algumas dezenas de pessoas. “Muitas famílias disseram que nunca tinham passado por uma experiência assim e gostaram muito. Isso alavancou-nos para continuar”, diz Hugo Pires.

Nesse sentido, a Confraria está a organizar um magusto no dia 12 de novembro, na rua Direira, em Leiria, para fomentar “o relacionamento entre famílias”.

“A solidariedade, o respeito e a ajuda recíproca entre os membros, a troca de valores e o compromisso são princípios que regem as famílias e que fazem parte deste projeto. Queremos fazer com que os nossos filhotes sejam ainda mais felizes, nesta interação, e possam transmitir este espírito a outras pessoas”, justifica.

Além do magusto, está na calha um concerto de Natal e algumas visitas na cidade. “Precisamos de saber interagir de forma diferente. ‘E se agarrássemos nos miúdos e fôssemos conhecer Leiria?’ Sabemos que existe o castelo, museus, mas nunca os explorámos bem e em família. É o que queremos fazer”, diz o confrade.

As atividades da CFL são abertas a todas as famílias com filhos e acontecem, tendencialmente, em datas celebrativas de convívio familiar (S. Martinho, Natal, Páscoa). E porque de uma confraria se trata, os confrades da CFL vestem traje: chapéu (boina no caso dos elementos femininos) e capa.

Confraria surgiu em março e quer fomentar convívio entre famílias leirienses (fotografia: CFL)

MG

(Notícia partilhada na edição de 3 de novembro de 2016, editada com atualização do local da realização do magusto. O magusto inicialmente no jardim Luís de Camões foi deslocado para a rua Direita, também em Leiria)

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira página

Pergunta da semana

A carregar…

Concorda que a morada de residência seja um dos critérios prioritários de colocação nas escolas públicas?

Obrigado por participar!
Já respondeu a esta pergunta.
Escolha uma das opções.


O TEMPO

26° Humidity: 69%
Clouds: 75%
Wind6kph
nuvens quebrados
Quinta-feira
32° 25°
Sexta-feira
23° 21°
Sábado
19° 17°
Domingo
29° 20°
Segunda-feira
30° 21°
Terça-feira
26° 20°
Quarta-feira
32° 22°

Facebook RL