Select Page

Petições online reclamam homenagem a bombeiro-ciclista

Petições online reclamam homenagem a bombeiro-ciclista

Poderia ter sido apenas uma mas foram três as petições lançadas online no final de outubro para reclamar uma “justa homenagem” ao ciclista Carlos Vieira.

Depois da controvérsia suscitada em torno da construção de uma estátua de Rui Patrício perto do estádio municipal, há quem defenda que seja também erguida uma estátua em honra do “bombeiro-ciclista” de Leiria.

A iniciativa – promovida pelo genro de Carlos Vieira em conjunto com um grupo de amigos – pretende criar um movimento que sensibilize a Câmara a reconhecer o esforço e dedicação que Carlos Vieira empenhou nos seus 51 anos de carreira, levando “o nome de LEIRIA aos quatro cantos do mundo”.

“Queremos que o Carlos Vieira (A Figura da Terra) seja homenageado pela Câmara Municipal de Leiria” serve de mote a uma segunda petição.

Lembrando o “palmarés único e invejável em termos de ciclismo nacional e internacional”, os subscritores destacam as duas ligações que o tri-recordista mundial do Guinness realizou entre Leiria e o Vaticano, onde foi recebido pelo Papa João Paulo II e pelo Papa Francisco.

“Detentor de uma fé e energia inabaláveis e inesgotáveis”, Carlos Vieira merece que a autarquia lhe preste “uma mais do que merecida homenagem”.

O terceiro abaixo-assinado sugere, em alternativa, a atribuição do nome do atleta a uma avenida, rua ou praça, além de enumerar a longa lista de feitos e provas desportivas em que participou desde 1965 e os clubes que ajudou a fundar e que representou.

Atualmente, a 3 de novembro, cada uma das petições não ultrapassa as duas dezenas de assinaturas.

Note-se que este movimento, surgiu depois de Carlos Vieira ter partilhado, num texto de opinião publicado no REGIÃO DE LEIRIA, a sua desilusão “por não fazer parte das boas intenções manifestadas no texto da Câmara” sobre a 2ª Gala do Desporto que decorreu no passado dia 8.

Carlos Vieira agradece neste artigo o apoio dado pela autarquia às suas iniciativas, mas diz-se dececionado “pela falta de reconhecimento, pelo respeito que merecia e pelos 51 anos dedicados ao ciclismo na cidade de Leiria”.

“São 51 anos ligado ao ciclismo, sempre com Leiria e Portugal no coração. Mas, mais uma vez, não houve espaço para reconhecimento”, acrescentou no texto.

Signatários pedem uma estátua ou a atribuição do nome de Carlos Vieira a uma rua (fotografia de arquivo: Joaquim Dâmaso)

(Notícia publicada na edição de 27 de outubro de 2016, editada para republicação online)

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira página

Pergunta da semana

A carregar…

Concorda com as novas limitações à plantação de eucaliptos?

Obrigado por participar!
Já respondeu a esta pergunta.
Escolha uma das opções.


O TEMPO

24° Humidity: 78%
Clouds: 1%
Wind(W): 6kph
névoa
Quinta-feira
24° 24°
Sexta-feira
31° 22°
Sábado
34° 28°
Domingo
35° 26°
Segunda-feira
32° 25°
Terça-feira
27° 20°
Quarta-feira
27° 19°

Facebook RL