Select Page

Região de Leiria é campeã nacional no aumento da esperança média de vida

Região de Leiria é campeã nacional no aumento da esperança média de vida

Feitas as contas, quem nasceu durante este ano na nossa região, pode esperar viver até aos 81 anos de idade. Ou seja, em média, pode ambicionar chegar ao final do século, mais concretamente até ao ano 2097.

É claro que se trata apenas de uma projeção que resulta dos mais recentes dados estatísticos. Mas é inegável que nos últimos cinco anos, a longevidade na região cresceu de forma ímpar a nível nacional. Na prática, registou-se um aumento de quase nove horas em cada dia na esperança de média de vida, à nascença, dos habitantes da região. Sim, o valor é impressionante e foi calculado pelo REGIÃO DE LEIRIA, com base em dados do Instituto Nacional de Estatística, divulgados no último dia de setembro.

A entidade estatística nacional apresenta o valor em anos: a Região de Leiria – que inclui os concelhos de Batalha, Leiria, Porto de Mós, Marinha Grande, Pombal, Ansião, Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande – conseguiu um impressionante salto de 1,84 anos na longevidade, em cinco anos (entre os pares de anos 2008-2010 e 2013-2015).

Isto é, há cinco anos quem nascia por cá poderia esperar viver, em média 79,16 anos, agora esse valor está nos 81 anos. O documento do INE permite perceber que embora esta ainda não seja a região com a mais alta esperança de vida à nascença do nosso país, é a campeã no aumento da longevidade.

Das grandes regiões do país, Leiria integra o Centro que é precisamente a região que apresenta a maior esperança de vida: 80,8 anos (77,71 anos para os homens e 83,54 para a as mulheres).

Já a nível nacional, a esperança de vida à nascença foi estimada em 80,41 anos para o total da população, sendo de 77,36 anos para os homens e de 83,23 anos para as mulheres.

Sem surpresa, é aqui, no Centro, que se encontram algumas das zonas com valores mais elevados de esperança de vida, ainda que o ranking nacional seja liderado pelo Cávado (na região Norte, com 81,19 anos). Contudo, seguem-se imediatamente zonas da região Centro: a Região de Coimbra (81,05 anos) e a nossa, a Região de Leiria, com 81 anos.

Este lote de nove concelhos com Leiria como epicentro, destaca-se no panorama português por ter registado o maior crescimento na longevidade. É que em nenhuma outra região como nesta, a longevidade cresceu tanto.

A nível nacional, a esperança média de vida à nascença cresceu 1,12 anos (1,19 para os homens e de 1,04 anos para as mulheres, comparativamente com os valores estimados para 2008-2010), aponta o INE. Na Região de Leiria, esse ganho foi de 1,84 anos.

Mas o que pode ajudar a explicar essa evolução tão positiva?

Maria Clarisse Louro, diretora da Escola Superior de Saúde de Leiria, deixa-nos algumas pistas.Embora esclareça não conhecer “nenhum estudo cientifico que correlacione variáveis que concorrem para os resultados apresentados”, considera que “o aumento da esperança de vida está diretamente ligado à melhoria das condições de vida das populações”. Em concreto, “são condições socioeconómicas, mas são também ambientais e de saúde comunitária”.

Em suma, não podemos “deixar de estabelecer uma relação entre esses dados para a região e indicadores de carácter económico e sociais revelados por sucessivos estudos que colocam esta zona geográfica ao nível das mais bem-sucedidas do país”, considera Maria Clarisse Louro.

Por outro lado, a saúde será porventura um dos fatores que mais influencia a esperança de vida, logo “os resultados apresentados não podem deixar de refletir o excelente nível dos cuidados de saúde prestados”.

Em 2015, a esperança média de vida à nascença na Região de Leiria situava-se nos 81 anos, revela o Instituto Nacional de Estatística

É que, lembra a docente, “a região está também bem classificada ao nível de cobertura das diferentes necessidades de saúde, seja ao nível do rácio de médicos por habitante seja ao nível de estruturas de cuidados de saúde primários, secundários e terciários”.

Carlos S. Almeida
carlos.almeida@regiaodeleiria.pt

(Texto integrante de uma reportagem publicada na edição de 27 de outubro de 2016)

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira página

Pergunta da semana

A carregar…

Concorda com as novas limitações à plantação de eucaliptos?

Obrigado por participar!
Já respondeu a esta pergunta.
Escolha uma das opções.


O TEMPO

24° Humidity: 78%
Clouds: 1%
Wind(W): 6kph
névoa
Quinta-feira
24° 24°
Sexta-feira
31° 22°
Sábado
34° 28°
Domingo
35° 26°
Segunda-feira
32° 25°
Terça-feira
27° 20°
Quarta-feira
27° 19°

Facebook RL