Select Page

Valorlis explica importância da compostagem e reutilização de resíduos

Valorlis explica importância da compostagem e reutilização de resíduos

Tem início no próximo sábado, dia 19, a Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos, que decorre até dia 27 em toda a Europa e, por cá, a Valorlis vai assinalar a data.

A iniciativa pretende “alertar e sensibilizar para as questões que se prendem com a produção de resíduos, o seu correto encaminhamento e os comportamentos que devem ser tidos em conta” de forma a reduzir e até mesmo evitar a sua produção.

Em 2016 o tema escolhido é a “Redução de resíduos de embalagens: Use menos embalagem!” e as ações desenvolvidas durante esta semana pretendem alertar e consciencializar a população para a necessidade de diminuição dos resíduos produzidos.

No dia 19, sábado, a Valorlis realiza a ação “A Compostagem Doméstica é ideal para si!”, dirigida a toda a população, de forma gratuita, e terá lugar no auditório da Valorlis às 15 horas. Durante a ação, os participantes vão ficar a saber mais sobre compostagem doméstica, aprender a fazer um adubo natural a partir dos resíduos orgânicos e a construir um compostor artesanalmente, reutilizando paletes, redes e bidons.

Durante a semana, os colaboradores da Valorlis também têm iniciativas. A ação “Cartazes? Eu reutilizo!” convida os colaboradores a fazer uma bolsa para guardar os talheres do almoço, os óculos ou os lápis da escola dos filhos reaproveitando cartazes das campanhas de sensibilização da Valorlis.

O Dia Aberto da Valorlis está agendado para 26 de novembro, às 15 horas, e convida a população a visitar as instalações, com uma visita guiada ao Aterro Sanitário de Leiria, à Unidade de Triagem e à Central de Valorização Orgânica da Valorlis, onde ficarão a conhecer o percurso dos resíduos que produzem em sua casa.

No final da visita, os cidadãos podem participar no workshop “Natal Verde, Zero Resíduos, Amigos Felizes” onde vão aprender a fazer decorações e presentes de Natal, elaborados de forma artesanal, recorrendo ao mínimo de recursos e dando nova vida às embalagens. A inscrição é gratuita, sendo necessário trazer embalagens de papel, plástico, metal ou vidro a depositar no ecoponto das instalações. Todos os participantes recebem um mini-ecoponto doméstico.

Para terminar a semana, no dia 27, às 14h30, no auditório da Valorlis é dinamizado o workshop, pela formadora Fernanda Botelho, com o tema “Especiarias e Plantas Aromáticas – usos terapêuticos, culinários e hortícolas e a arte de Reutilizar”, sobre as propriedades das especiarias e das plantas aromáticas , a utilização para fins terapêuticos, culinários e hortícolas e conservação, reutilizando embalagens.

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira página

Pergunta da semana

A carregar…

Concorda com as novas limitações à plantação de eucaliptos?

Obrigado por participar!
Já respondeu a esta pergunta.
Escolha uma das opções.


O TEMPO

29° Humidity: 94%
Clouds: 75%
Wind(WNW): 10kph
trovoada com chuva
Sábado
29° 26°
Domingo
33° 23°
Segunda-feira
29° 22°
Terça-feira
30° 23°
Quarta-feira
28° 23°
Quinta-feira
31° 24°
Sexta-feira
27° 19°

Facebook RL