Select Page

Abrigo do Lagar Velho candidato a Marca do Património Europeu

Abrigo do Lagar Velho candidato a Marca do Património Europeu

O Abrigo do Lagar Velho, onde foi descoberto o Menino do Lapedo, vai ser objeto de pré-candidatura à Marca do Património Europeu (MPE) 2017. A proposta, que partiu da Direção Regional de Cultura do Centro, foi aprovada na passada terça-feira em reunião de Câmara.
Em Portugal, já mereceram a MPE a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e a Carta de Lei da Abolição da Pena de Morte (1867) em 2014 e o Promontório de Sagres em 2015, refere a autarquia.

A Câmara salienta que a atribuição da marca não envolve a atribuição de qualquer tipo de financiamento aos sítios ou aos Estados Membros, mas sublinha que os sítios distinguidos “gozarão de maior visibilidade, uma vez que passarão a estar integrados na estratégia da UE de comunicação e de promoção da MPE”.

Os sítios selecionados podem ainda participar nas atividades em rede e beneficiar de uma aprendizagem inter pares, nota o município , acrescentando que a MPE “distingue sítios que representem um forte valor simbólico europeu e que confiram visibilidade quer à história comum europeia e à construção da União Europeia (UE), quer aos valores europeus e aos direitos humanos”.

O processo de seleção inclui duas fases: a primeira de nomeação a nível nacional e a segunda a cargo de um painel de especialistas independentes, sob a responsabilidade da Comissão Europeia.

Lembrando terem alertado, aquando da discussão da proposta de Orçamento Municipal para 2017, para a falta de atenção dada ao Abrigo do Lagar Velho, os vereadores do PSD aproveitaram para questionar a maioria socialista sobre os contributos recolhidos junto de entidades externas para apoiar esta candidatura.

Gonçalo Lopes, vereador da Cultura, referiu que a candidatura terá por base os estudos relacionados com a descoberta do Menino do Lapedo e o trabalho de investigação desenvolvido em torno do achado nos últimos anos.

Em maio de 2013, o Abrigo do Lagar Velho, em Santa Eufémia, foi classificado como Monumento Nacional, 15 anos depois de ter sido ali descoberto o esqueleto de uma criança de quatro anos, sepultada há cerca de 24.500 anos

(Notícia publicada na edição de 24 de novembro de 2016)

MR

Candidatura conta com o apoio da Direção Regional de Cultura

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira página

Pergunta da semana

A carregar…

Concorda que a morada de residência seja um dos critérios prioritários de colocação nas escolas públicas?

Obrigado por participar!
Já respondeu a esta pergunta.
Escolha uma das opções.


O TEMPO

21° Humidity: 94%
Clouds: 40%
Wind(NNE): 17kph
chuva fraca
Sábado
18° 17°
Domingo
24° 15°
Segunda-feira
27° 18°
Terça-feira
30° 22°
Quarta-feira
30° 21°
Quinta-feira
32° 24°
Sexta-feira
31° 24°

Facebook RL