Assinar
Sociedade

Autárquicas 2017: Candidatos à Câmara de Óbidos

Há cinco candidatos às eleições autárquicas de 1 de outubro para a Câmara de Óbidos. Conheça quem são e o que defendem.

Freguesias: A-dos-Negros; Amoreira; Gaeiras; Olho Marinho, União de Freguesias (UF)Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa; Usseira; Vau
Área: 141,55 km²
População: 11.634 habitantes (2016)
Eleitores: 10.440 (2015)
Desempregados (%) entre residentes em idade ativa: 5,3% (2016)
Índice de Envelhecimento: 178,9
Poder de compra per capita: 79,9
Feriado Municipal: 11 janeiro

O PSD, que com Telmo Faria conquistou a Câmara de Óbidos depois de 21 anos de governação socialista, ficou, nas últimas eleições autárquicas, a 60 votos de perder o município para o PS.

O PSD volta a apostar no atual presidente, Humberto Marques, para segurar o concelho onde o facto de o Bloco de Esquerda concorrer pela primeira vez vai contribuir para dividir mais o eleitorado e baralhar os resultados que podem traduzir-se numa mudança de liderança.

Bloco de Esquerda concorre pela primeira vez

João Paulo Cardoso, independente que nas últimas autárquicas integrou as listas do PS, protagoniza nas próximas eleições a primeira candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara de Óbidos.

João Paulo Cardoso, de 58 anos, é licenciado em Direito e Ciências Jurídico-Políticas e trabalha como técnico de justiça principal no Ministério Público, no Tribunal das Caldas da Rainha.

Residente em Gaeiras, uma das freguesias do concelho, foi eleito deputado na assembleia municipal de Óbidos, como independente nas listas do PS. Atualmente encontra-se desvinculado do grupo municipal socialista.

CDS recandidata Carlos Pinto Machado

O CDS-PP vai candidatar à Câmara de Óbidos o fundador e presidente da Concelhia local, Carlos Pinto Machado que pela segunda vez disputa o concelho liderado pelo PSD.

Carlos Pinto Machado estudou Gestão de Empresas e está ligado ao setor financeiro, como quadro técnico de um banco.
É pai de dois filhos e assume-se como descendente direto de D. João de Castro (Infante de Portugal, filho do Rei D. Pedro I e da Dona Inês de Castro).

Pinto Machado foi, em 2005, cabeça-de-lista à Assembleia Municipal de Óbidos, mas não foi eleito.

CDU aposta pela terceira vez em José Rui Raposo

O porta-voz da Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste, José Rui Raposo, é o candidato da CDU à Câmara de Óbidos pela terceira vez, depois de ter encabeçado a lista nas eleições de 2009 e 2013.

Rui Raposo, de 59 anos, é licenciado em Ciência Política e da Administração, e técnico sindical e formador em Segurança e Saúde no Trabalho.

É membro da Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste e do Conselho Nacional Florestal, em representação da CGTP-IN.
É membro do executivo da Direção de Organização Regional de Leiria do PCP e da Comissão Concelhia de Óbidos, onde é deputado na Assembleia Municipal em regime de substituição.

Vítor Rodrigues encabeça lista do PS

O vereador em regime de substituição e professor de Educação Física Vítor Rodrigues, cabeça-de-lista pelo PS à Câmara de Óbidos, foi o primeiro candidato a apresentar-se no concelho onde os socialistas acreditam conseguir “ganhar a Câmara e reconquistar freguesias” atualmente lideradas pelo PSD.

Vítor Rodrigues, de 45 anos, é licenciado em Educação Física, com mestrado em Avaliação e Supervisão Escolar.
Professor de Educação Física nas escolas de Óbidos, é fundador e dirigente de associações locais às quais tem estado ligado durante décadas. Como independente, integrou listas do PS, tendo sido deputado municipal entre 2001 e 2009.

Humberto Marques recandidata-se pelo PSD

O PSD vai recandidatar o atual presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, com o objetivo de segurar a liderança, depois de nas últimas eleições ter vencido com uma escassa margem de 60 votos em relação ao PS, o segundo partido mais votado.

Com 44 anos, é Engenheiro Agrónomo com pós-graduação em Fruticultura especializada, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, com formação em “bem-estar animal” pela Universidade Lancashire.

Foi eleito vereador na Câmara de Óbidos em 2005 e assumiu a vice-presidência em 2009, tendo desempenhado funções nas áreas da defesa ambiental e da implementação do processo de modernização administrativa. Desde 2013 preside ao executivo.


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados