Assinar
Atletismo

Licínio vence Europeu aos 61 anos

Empresário do Coimbrão diz que acendeu o rastilho da corrida há nove anos, desafiado por um amigo. Esta semana foi campeão e vice-campeão da Europa de atletismo

Licínio Pereira foi apanhado de surpresa pelo telefonema do REGIÃO DE LEIRIA. Estava no estádio de Viby, na Dinamarca, a assistir aos 5 km marcha do Campeonato da Europa de Atletismo, em pista, em Veteranos. Dois atletas nacionais participavam na prova. Dias antes fora a vez dele, nos 10.000 metros. E foi campeão. Da Europa, aos 61 anos.

“Encarei a prova de peito feito. Normalmente começo de trás para a frente e ali, excecionalmente, atirei-me logo de cabeça. Há um atleta que sai comigo durante três voltas e depois fica para trás. Fiz as 25 voltas na frente”, explica o leiriense que se tornou no melhor atleta veterano europeu V60 a percorrer 10.000 metros em pista, em 2017. Demorou 36 minutos, 46 segundos e 44 centésimos de segundo. Foi mais rápido do que o segundo classificado 23 segundos.

Portugal está representado no Campeonato Europeu de Atletismo, em veteranos, que decorre até domingo, com 54 atletas. Além de Licínio Pereira, também Jorge Marcelino, atleta V40 do Industrial Desportivo Vieirense, e Luís Conceição (V55), da Burinhosa, representam a região na prova.

Hoje, quinta-feira, Licínio Pereira correu os 5.000 metros. Foi medalha de prata. Passou a prova na frente e na linha da meta foi ultrapassado pelo atleta holandês. Foi segundo classificado por um centésimo de segundo.

Jorge Marcelino, que foi quinto nos 10.000 metros, correu os 5.000 metros na tarde de quinta-feira, enquanto Luís Conceição participa na meia-maratona no domingo, dia 6.

A primeira vez que Licínio Pereira correu tinha 19 anos e fê-lo até aos 28. Queria deixar de fumar e conseguiu. Parou 24 anos e, numas férias no Algarve, onde tinha por hábito fazer uma corrida matinal, foi desafiado a participar na Corrida do Tejo.

“Treinei e gostei imenso da prova. Fiquei nos 800 e picos em 10 mil participantes. Se dividirmos isto em pelotões, então ia no pelotão da frente”, recorda o empresário, engenheiro agrónomo, natural da freguesia do Coimbrão.

O seu desempenho não passou despercebido e foi convidado a integrar a equipa de veteranos do Industrial Desportivo Vieirense. “Aceitei de imediato, até pela proximidade. São um bom ‘grupo de velhos’ com um ambiente porreiro e dedicados. Temos atletas de vários escalões a ganhar e também por equipas”, afirma o veterano, também ele habituado a ganhar.

Artigo publicado na edição de 3 de agosto de 2017 e atualizado online às 14h30 do dia 3 de agosto de 2017, com resultado da prova de 5.000 metros.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados