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Lobo frontal: Ovos quadrados

Quis o destino que o meu gosto gastronómico por ovos se encontrasse com um fantástico case study de sucesso empresarial, que tem na sua base o alimento mais completo e rico da natureza.

poliveira@sistema4.pt

Quis o destino que o meu gosto gastronómico por ovos se encontrasse com um fantástico case study de sucesso empresarial, que tem na sua base o alimento mais completo e rico da natureza.

No verão de 94 um promissor empresário da região, ligado à produção de ovos, lançou-me o desafio de desenvolver a identidade visual para uma empresa que estava a ser criada naquele momento e que se preparava para revolucionar a forma como iríamos olhar para gemas e claras. O prazo, como sempre, era para “ontem”, até porque já estava agendada para dali a dois dias uma reunião alargada com a maioria dos produtores de ovos do país e em que seria apresentada a respectiva imagem. Para além do prazo e do nome da empresa, foi apenas transmitido que seria uma fábrica de ovo líquido. Ovo líquido?! Será que ouvi bem? (há vinte e tal anos a internet ainda não tinha cá chegado e o Google muito menos). Mãos à obra, que é como quem diz mãos no Freehand 4.0, logotipo criado, aplicação a folha de carta e já temos papel para apresentar o projecto aos futuros accionistas “do ovo líquido”. Ainda hoje estou para saber se foi a urgência que garantiu a aprovação da proposta à primeira ou se o trabalho desenvolvido agradou mesmo. Depois, e até aos dias de hoje, foi trabalho e mais trabalho, numa parceria que se renova diariamente.

Mas voltando aos idos de noventa… Na publicidade, é um dado adquirido que um mau produto é muito difícil de comunicar e, por consequência, de vender. Outra verdade que entretanto comprovei e que aprendi, é que um produto que o mercado desconhece por completo e que põe em causa tradições e costumes centenários é igualmente muito difícil de comunicar. Mas não é impossível.
Neste caso, felizmente, o produto era bom, tinha muitas vantagens, era uma novidade, mas acima de tudo, era produzido por uma empresa portuguesa, com matéria-prima portuguesa e que tinha nascido da união e cooperação da maioria dos produtores de todo um sector nacional, os avicultores produtores de ovos. Esta empresa foi criada para dar futuro e estabilizar um sector que é por defeito muito instável e volátil. A união fez a força. A união fez uma empresa que é hoje uma referência internacional e uma das melhores da Europa.

Mas no início, naquela altura, para além de todas as dificuldades iniciais de produção, a conquista de mercado e a captação de clientes tinha um obstáculo enorme, sempre muito difícil de transpor, a mudança de mentalidade. Para além de apresentar o novo produto, que assentava num novo paradigma, era ainda preciso explicar, provar e comprovar que o uso de gema, clara ou ovo inteiro líquido embalado como se fosse leite, mantinha as características do ovo em casca e ainda tinha mais vantagens. Foram necessárias muitas apresentações de produto, muitas presenças em feiras, muitos quilómetros percorridos, muitos catálogos, muitos aventais, muitas t-shirts, muitos medidores de ovo líquido, entre muitos outros suportes de comunicação, para operar essa mudança na forma como a indústria alimentar nacional passou a utilizar o ovo. Contudo, foi a coragem que a administração da altura teve, para aprovar o eixo criativo e comunicacional, assente no conceito: “Ovos quadrados”, que fez toda a diferença. Foram apenas estas duas palavras, juntamente com a forma simples, arrojada e contemporânea como foi aplicada a toda a comunicação, que contribuíram decisivamente para a penetração da mensagem junto dos clientes e que fizeram com que a marca e o produto se destacasse e notabilizasse. De tal forma que, inclusivamente, e mais recentemente, tenha sido registada e patenteada a propriedade deste conceito. Ao longo do tempo e nestes mais de vinte anos, temos vindo a criar para esta empresa outros conceitos comunicacionais que vão dando o mote para novas campanhas, como “ovolution”, “eggsperience”, “o poder do ovo” ou mesmo, “proteina-te”, mas nenhum foi tão bem-sucedido como o já clássico “Ovos quadrados”.

Obs: A empresa em referência é a Derovo-Derivados de Ovos, S.A., sediada em Pombal.
Nota: Lobo Frontal é um espaço de opinião que pretende partilhar perspectivas pessoais acumuladas nestes mais de vinte e cinco anos de projectos de comunicação e marketing, sobretudo da região, e não tanto como fundamento técnico para uso académico ou profissional.