Assinar
Autárquicas 2017

Quase meio milhão de eleitores chamados a votar no distrito de Leiria e concelho de Ourém

Há 461.700 eleitores recenseados com direito a votar nas eleições autárquicas de 2017 no distrito de Leiria e concelho de Ourém.

No distrito de Leiria são 419.502 os inscritos, enquanto no concelho de Ourém, há 42.198 eleitores. 

Campelo, no concelho de Figueiró dos Vinhos, é a freguesia com menos eleitores: 204. A União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes é a que conta com o maior número inscritos: 28.209.

Desses, 479 são cidadãos não nacionais, de países da União Europeia, e 207 são cidadãos de outros estados, que residem na região, indica ainda a Administração Interna.

Em Portugal, estão habilitados a participar neste ato eleitoral de 1 de outubro mais de 9,4 milhões de eleitores (9.412.461 eleitores inscritos), que podem votar hoje para eleger os 308 presidentes de câmaras municipais e os presidentes das 308 assembleias municipais e 3.091 presidentes de juntas de freguesia.

As mesas de voto abriram este domingo às 8 horas no continente e funcionam até às 19 horas.

Onde votar?

Para saber o seu número de eleitor pode consultar www.recenseamento.mai.gov.pt. Lá, com o número de Cartão do Cidadão ou Bilhete de Identidade e a data de nascimento, é indicado ainda o local de voto.

Nesta eleições para os órgãos autárquicos, o boletim de cor branca destina-se à eleição para a assembleia de freguesia, o de cor amarela para a aseembleia municipal e o verde para a câmara municipal. 

Para votar, cada cidadão deve apresentar o Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão e, preferencialmente, saber o número de eleitor. 

Segundo o Portal do Eleitor, se não tiver consigo esse documento, pode apresentar um documento que tenha fotografia atualizada e que seja  habitualmente utilizado para identificação (passaporte ou carta de condução).

Pode também identificar-se através de dois eleitores que atestem sob compromisso de honra a sua identidade ou ainda pelo reconhecimento unânime dos membros de mesa. 

Na prática, estas eleições têm impacto em quatro órgãos: dois são executivos (câmara municipal e junta de freguesia) e dois são deliberativos (assembleia municipal e assembleia de freguesia).

Quando votar no boletim branco, ajudará a eleger elementos da assembleia de freguesia e a determinar quem será o presidente da junta de freguesia (que é o cidadão que encabeça a lista mais votada na eleição para a assembleia de freguesia). Os restantes membros que fazem parte da junta de freguesia serão, por sua vez, eleitos pelos elementos da assembleia de freguesia.

Já o boletim amarelo ajudará a eleger deputados municipais que, em conjunto com os presidentes de junta de freguesia, compõem a assembleia municipal: este é o órgão que tem a competência de aprovar, ou não, propostas do executivo camarário (entre outras competências).

Por último, o boletim verde ajudará a eleger os elementos do executivo camarário (composto por vereadores e pelo presidente de câmara, que é o cabeça-de-lista da força mais votada). Importa lembrar que aos autarcas eleitos domingo, é-lhe atribuído um mandato com a duração de quatro anos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados