Select Page

Helena Vasconcelos

Helena Vasconcelos

Médica

hml.vasconcelos@gmail.com

O meu diário: Orçamento Partilhado

Jun 9, 2018 | Opinião | 0 Comentários

O hospital está a votar, o Centro Hospitalar está a votar. O processo foi simples: a Inês Carlos teve uma ideia, o gabinete de comunicação acolheu e operacionalizou, o conselho de administração gostou e aceitou, os funcionários aderiram. Que saibamos é o primeiro orçamento partilhado organizado por um hospital. E estamos muito orgulhosos disso e queremos que todos apliquem esta ideia.

Podem crer que é muito bonito ver todos os trabalhadores a pensar, a votar, a empenharem-se na campanha. Estão a votos projetos para melhorar as condições de atendimento dos doentes, a vida dos profissionais e dos cuidadores. Um ginásio, equipamentos para urgência, combate ao ruido, aplicação informática para rececionar os doentes, reabilitação da consulta externa de Pombal são apenas exemplos das várias candidaturas a votação. Todas elas deviam ser realizadas porque espelham necessidades detetadas por quem trabalha no terreno, mas ainda assim estamos felizes por cada um ter voz e poder ser ouvido. A votação é direta com cada funcionário a poder votar no projeto que mais lhe agradar. A campanha foi engraçada com os promotores de cada projeto a tentarem ganhar apoiantes. As votações são o momento em que a democracia é exercida da forma mais pura com cada um de nós a valer tanto como o do lado, sem cargos, distinções sociais, hierarquias.

É uma alegria imensa ver gente a pensar sobre o sítio onde trabalha, por vezes a criticar isto e aquilo, mas sobretudo a demonstrar que tem orgulho e brio profissional. Ter projetos é sempre por entusiasmo e paixão naquilo que fazemos. Mais do que criticar devemos quando temos capacidade para tal apontar caminhos e sugerir soluções.

Todas as empresas deviam implementar um orçamente partilhado, seria um bom diagnóstico para perceber as necessidades, apelar à reflexão e aumentar a motivação.

Digam o que disserem, o Centro Hospitalar de Leiria é uma grande empresa, cheia de gente capaz, empreendedora e com enorme vitalidade. Longe de ser perfeitos mas sempre sedentos de melhorar. Como disse, estamos a votos. Que ganhe o melhor.

(Artigo publicado na edição de 7 de junho de 2018)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

Defende a criação de Tribunais para julgar casos de violência doméstica?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Região de Leiria no Facebook

Subscrição de newsletter

Share This