Select Page

Helena Vasconcelos

Helena Vasconcelos

Médica

hml.vasconcelos@gmail.com

O meu diário: Orçamento Partilhado

Jun 9, 2018 | Opinião | 0 comentários

O hospital está a votar, o Centro Hospitalar está a votar. O processo foi simples: a Inês Carlos teve uma ideia, o gabinete de comunicação acolheu e operacionalizou, o conselho de administração gostou e aceitou, os funcionários aderiram. Que saibamos é o primeiro orçamento partilhado organizado por um hospital. E estamos muito orgulhosos disso e queremos que todos apliquem esta ideia.

Podem crer que é muito bonito ver todos os trabalhadores a pensar, a votar, a empenharem-se na campanha. Estão a votos projetos para melhorar as condições de atendimento dos doentes, a vida dos profissionais e dos cuidadores. Um ginásio, equipamentos para urgência, combate ao ruido, aplicação informática para rececionar os doentes, reabilitação da consulta externa de Pombal são apenas exemplos das várias candidaturas a votação. Todas elas deviam ser realizadas porque espelham necessidades detetadas por quem trabalha no terreno, mas ainda assim estamos felizes por cada um ter voz e poder ser ouvido. A votação é direta com cada funcionário a poder votar no projeto que mais lhe agradar. A campanha foi engraçada com os promotores de cada projeto a tentarem ganhar apoiantes. As votações são o momento em que a democracia é exercida da forma mais pura com cada um de nós a valer tanto como o do lado, sem cargos, distinções sociais, hierarquias.

É uma alegria imensa ver gente a pensar sobre o sítio onde trabalha, por vezes a criticar isto e aquilo, mas sobretudo a demonstrar que tem orgulho e brio profissional. Ter projetos é sempre por entusiasmo e paixão naquilo que fazemos. Mais do que criticar devemos quando temos capacidade para tal apontar caminhos e sugerir soluções.

Todas as empresas deviam implementar um orçamente partilhado, seria um bom diagnóstico para perceber as necessidades, apelar à reflexão e aumentar a motivação.

Digam o que disserem, o Centro Hospitalar de Leiria é uma grande empresa, cheia de gente capaz, empreendedora e com enorme vitalidade. Longe de ser perfeitos mas sempre sedentos de melhorar. Como disse, estamos a votos. Que ganhe o melhor.

(Artigo publicado na edição de 7 de junho de 2018)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Semana de Moldes 2018

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

Concorda com a criação de um imposto para financiar a Proteção Civil?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Share This