Assinar
Cultura

“Leiria Convida” José Jorge Letria para falar de D. Dinis na Biblioteca Municipal

Escritor, jornalista, poeta e presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, José Jorge Letria é o convidado de mais uma sessão de “Leiria Convida”. Hoje, dia 26 de janeiro, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira. 

O livro “D. Dinis, Um Destino Português” é o mote para a conversa na biblioteca, que começa às 17 horas e tem entrada livre.

Para o autor, D. Dinis foi “um rei exemplar”:

“Poeta de génio e político brilhante, Lançou as fundações de muito do que se tornaria Portugal. Desde a Marinha Portuguesa, que daria novos mundos ao mundo, à instituição do português como língua oficial, passando pela delimitação definitiva da fronteira nacional. D. Dinis marcou a história portuguesa, num reinado de mais de quarenta anos”, refere José Jorge Letria.

Com livros traduzidos em mais de uma dezena de idiomas, José Jorge Letria foi premiado em Portugal e no estrangeiro, destacando-se dois Grandes Prémios da APE, o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio Internacional UNESCO, o Prémio Eça de Queiroz – Município de Lisboa e o Prémio da Associação Paulista de Críticos de Arte.

O essencial da obra poética encontra-se condensado nos dois volumes da antologia “O Fantasma da Obra”. Ao lado de nomes como José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, foi um dos mais destacados cantores políticos portugueses, tendo sido agraciado, em 1997, com a Ordem da Liberdade.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados