Assinar
Sociedade

National Geographic estreia documentário que explica incêndios do norte do distrito de Leiria

A National Geographic exibe amanhã, 20 de novembro, um documentário dedicado à “história do maior incêndio na história de Portugal e de como este devastou uma comunidade rural” no verão de 2017: Pedrógão Grande.

Documentário sobre incêndio de Pedrógão Grande e do norte do distrito estreia série “Testemunhos do desastre” Foto: VidaExtra

A National Geographic estreia amanhã, 20 de novembro, a série documental “Witness to Disaster” – em português, “Testemunhos do desastre” – , sendo o primeiro episódio é dedicado à “história do maior incêndio na história de Portugal e de como este devastou uma comunidade rural” no verão de 2017: Pedrógão Grande. A exibição é acontece amanhã, a partir das 22h10, avança o canal. De acordo com o portal VidaExtra, do semanário Expresso, o objetivo da produção é revelar “como tudo aconteceu, e como decisões tomadas numa fração de segundo fizeram a diferença entre a vida e a morte”. Recorde-se que às 66 vidas humanas perdidas no incêndio do norte do distrito de Leiria juntaram-se 254 feridos e uma vasta área florestal totalmente destruída, “uma realidade devastadora que será analisada com recurso a análises forenses” no documentário. Para a realização deste episódio, a produtora do Reino Unido teve acesso a imagens captadas pela plataforma CentroTV, durante os incêndios que assolaram a região, em junho de 2017, e recorreu ainda a “imagens amadoras e de videovigilância, assim como notícias sobre os desastres naturais mais devastadores da atualidade. “Witness to Disaster” conta também com “um conjunto de entrevistas a testemunhas”. De acordo com o canal National Geographic, esta série documental apresenta “momentos emocionantes de alguns dos mais marcantes desastres naturais do mundo”. Depois do incêndio no norte do distrito de Leiria, estão previstos testemunhos reais de pessoas que sobreviveram a desastres e tragédias inimagináveis em todo o mundo, como uma mina que colapsou no Chile, passando pelos tornados nos EUA. Esta não é a primeira vez que o canal se dedica à região: no início de 2018, a National Geographic divulgou um vídeo sobre as ondas gigantes da Nazaré.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados