Os concelhos de Alvaiázere e de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, estão hoje em “risco moderado” de incêndio devido à previsão de temperaturas altas.

O risco de incêndio, determinado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), engloba cinco níveis, variando entre “reduzido” e “máximo”.

O cálculo é feito com base nos valores, observados às 13 horas, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A nível nacional, prevê-se “risco elevado” de incêndio nos concelhos de Almodôvar e Odemira (distrito de Beja), e de Aljezur, Silves e Alcoutim e Tavira (Faro).

O IPMA prevê para hoje céu geralmente pouco nublado, temporariamente muito nublado por nuvens altas.

O vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, rodando gradualmente para o quadrante sul a partir do meio da manhã, tornando-se moderado a forte (até 45 km/h) nas terras altas a partir do início da manhã.

As previsões apontam para uma subida acentuada da temperatura máxima, em especial no litoral oeste.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 32º centígrados em Leiria, 34 em Santarém, 32 em Beja, 31 em Lisboa, 30 em Coimbra, 29 no Porto, Viana do Castelo, em Faro e no Algarve e 27 em Bragança.

com Lusa