Assinar
Covid-19

Covid-19: Autarca de Peniche preocupado com controlo de banhistas no acesso às praias

Na próxima segunda-feira, autarca vai comunicar qual o período da época balnear que será aplicado no concelho.

O presidente da Câmara de Peniche mostrou-se preocupado com a falta de meios para o controlo de banhistas no acesso às praias na próxima época balnear, no atual contexto da pandemia de covid-19.

“A maioria das nossas praias não é fácil de controlar porque tem vários acessos”, afirmou Henrique Bertino à agência Lusa.

O autarca está também preocupado com a eventual lotação em praias que, na maré cheia, ficam com o areal mais reduzido.

O presidente defendeu que devem ser mobilizados meios da Marinha para reforçar “os muito poucos meios da Polícia Marítima para o controlo” do número de banhistas nas praias.

Questionado sobre a época balnear, que nas praias do concelho costuma ser de 1 de junho a 15 de setembro, o autarca adiantou que os concessionários das praias propuseram ao município encurtar este período aos meses de julho e agosto.

O autarca remeteu uma decisão para segunda-feira, quando o assunto vai ser votado em reunião de câmara.

Segundo o Ministério do Ambiente, as regras de funcionamento das zonas balneares no contexto da pandemia serão anunciadas até ao final desta semana.

Peniche regista 10 casos de infeção confirmados, dos quais apenas um está ativo, oito já são relativos a recuperação e um a óbito, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico divulgado pelo município.

Na quarta-feira, a Comissão Europeia recomendou uma distância mínima de 1,5 metros e normas de higiene apertadas em praias e piscinas e o estabelecimento de um número máximo de clientes em restaurantes.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados