Assinar
Covid-19

Covid-19: Região tem mais 18 recuperados e nove casos positivos

Porto de Mós e Marinha Grande não têm casos ativos. No lado oposto estão Alcobaça e Leiria, os dois concelhos que registaram os novos casos.

Os números continuam a aumentar diariamente e hoje, sexta-feira, é entre os doentes recuperados que os números são maiores. Dezoito pessoas recuperaram da doença na região de Leiria.

Ourém regista 10 recuperações, o que reduz para sete o número de casos ativos no concelho. Leiria e Porto de Mós têm três recuperações cada, enquanto Marinha Grande e Pombal confirmam uma recuperação.

Com estes dados, os concelhos de Porto de Mós e Marinha Grande deixam de ter casos ativos. São agora oito os concelhos da região (distrito de Leiria e concelho de Ourém) sem registo de doentes infectados por Covid-19.

Ainda assim, é o número de novos casos que continua a preocupar as autoridades de saúde. À semelhança do que aconteceu ontem, a região volta a ter mais nove casos positivos confirmados, cinco em Alcobaça e quatro em Leiria, os dois concelhos com mais casos ativos na região (53 e 34, respetivamente).

A região tem, desde o início da pandemia, confirmados 1.035 casos, dos quais 877 já recuperaram. Há 117 casos ativos e 41 óbitos confirmados associados à pandemia.

Em declarações à agência Lusa, ontem, a delegada de saúde pública de Leiria Ana Silva denunciou ainda “muitos casos” que têm surgido com a vinda dos emigrantes. “Tivemos um surto ligado a um emigrante, que contagiou toda a família”.

“As pessoas não tomam os cuidados que deviam. Os jantares e festas estão na ordem do dia. As reuniões familiares têm sido desastrosas”, criticou a responsável.

A médica insistiu para os três cuidados “fundamentais” que devem ser cumpridos: distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos.

“Não vemos nada disso por aí. Entendemos que esta é uma oportunidade para as famílias se reunirem e as pessoas estarem juntas, mas agora não pode ser. E não nos podemos esquecer dos idosos”, frisou.

Fonte: Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, CimOeste, CimMédio Tejo e municípios

Portugal regista mais quatro óbitos

Portugal regista hoje mais quatro óbitos por covid-19, em relação a quinta-feira, e mais 219 casos de infeção confirmados, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgados no boletim epidemiológico. O número de doentes internados em Unidades de Cuidados Intensivos também voltou a subir.

De acordo com o boletim epidemiológico diário, o total de óbitos por covid-19 desde o início da pandemia é agora de 1.792 e o total de casos confirmados é de 55.211.

Os quatro óbitos registados nas últimas 24 horas foram três na região de Lisboa e Vale do Tejo, que tem um total de 643 mortes asssociadas à Covid-19, e a quarta morte aconteceu na região Norte, que continua a ser a região do país com mais óbitos: 842.

A DGS regista menos 13 pessoas internadas nas últimas 24 horas e são agora 321. Nos cuidados intensivos há mais duas pessoas internadas, sendo agora 41.

O número de doentes dados como recuperados também registou um aumento, havendo hoje mais 209 pessoas recuperadas, registando-se agora um total de 40.473 casos nessa situação.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados