Assinar
Cultura

Surpreendentes miniaturas de coches em Pombal

Exposição integra as comemorações dos 250 anos da concessão do título de Marquês de Pombal a Sebastião José de Carvalho e Melo.

miniatura de coche

Coches reais e pessoais, charretes e outras carruagens de trabalho da coleção do Museu Nacional dos Coches inspiram as criações surpreendentes do construtor de miniaturas José Cardoso Brito, cuja obra está patente desde o início desta semana no Museu Marquês de Pombal.

Em Pombal, até janeiro de 2021, estão patentes os coches em miniatura do artista, réplicas executadas ao detalhe: à imagem das viaturas originais, as portas abrem, os degraus recolhem, as janelas têm vidros que baixam e até os lampiões acendem.

À escala de 1/10, estes modelos de carruagens têm 50 a 70 centímetros de comprimento por 30 a 40 de altura e até 37 centímetros de largura. Na construção, o artista recorre a diversas artes, concretamente pintura, costura, douramento, talha, soldadura a prata, estanho e estufagem.

José Cardoso Brito é especialista na construção de coches, modelos europeus e americanos. No Museu Nacional dos Coches, consulta e estuda detalhadamente os originais, de modo a replicar, ao extremo pormenor, os tesouros nacionais ali expostos.

Agora, na região, será possível descobrir esta versão primorosa e miniaturizada da coleção de coches do museu nacional, na exposição patente em Pombal e está integrada nas comemorações dos 250 anos da concessão do título de Marquês de Pombal a Sebastião José de Carvalho e Melo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados