Assinar
Autárquicas 2021

PSD anuncia candidatos em Pombal, Ansião, Alvaiázere e Pedrógão Grande

Pedro Pimpão, Célia Freire, João Paulo Guerreiro e António José Lopes foram os nomes hoje anunciados por Rui Rio.

rui rio presidente do PSD em conferência de imprensa

Pedro Pimpão é cabeça-de-lista em Pombal, João Paulo Guerreiro em Alvaiázere, Célia Freire em Ansião, e António José Lopes em Pedrógão Grande.

Estes quatro nomes integram uma lista de 51 hoje avançada pelo presidente dos sociais-democratas. Rui Rio assumiu que estas eleições têm para o partido uma “importância adicional”, em virtude dos “maus resultados” obtidos nos dois atos eleitorais autárquicos anteriores.

Em 2013 e em 2017, o PSD saiu fortemente derrotado no distrito de Leiria. O partido que há mais de uma década dominava 12 dos 16 concelhos, não conseguiu mais do que oito câmaras nas autárquicas de há quatro anos.

Um dos maiores desaires aconteceu em Ansião. O único município do distrito que, desde 1976, se mantinha laranja, vestiu a cor rosa em 2017, tendo preferido o candidato socialista António Domingues ao histórico Fernando Marques. Agora, o PSD aposta em Célia Freire que já é vereadora na Câmara de Ansião, mas sem pelouros atribuídos.

Em Pombal, é Pedro Pimpão que encabeça a lista dos sociais-democratas depois de Diogo Mateus ter anunciado que estava fora da corrida. Atual presidente da Junta de Freguesia de Pombal e ex-deputado à Assembleia da República, o agora candidato a presidente da Câmara tem a seu cargo a missão de segurar um município que, desde a década de 90, é laranja, mas que nos últimos tempos se tem visto envolvido em várias “trapalhadas”.

Em Alvaiázere, João Paulo Guerreiro propõe-se suceder a Célia Marques que já liderava o executivo PSD, na sequência da saída de Tito Morgado. Foi eleita em 2017, mas o partido registou então o pior resultado de sempre em autárquicas, tendo o PS crescido e conquistado dois mandatos.

António José Lopes é o homem que vai defrontar Valdemar Alves, presidente da Câmara de Pedrógão Grande há dois mandatos. Em 2013, foi eleito pelo PSD, em 2017 eleito pelo PS e agora é novamente candidato pelos socialistas. Nestas autárquicas, António José Lopes poderá beneficiar do facto de Valdemar Alves estar envolvido em vários processos judiciais.

Com o anúncio de hoje de mais 51 nomes, Rui Rio referiu que são já conhecidos “mais de 50% dos candidatos”. Fê-lo a partir de Coimbra, “para mostrar” a mobilização social-democrata na conquista de um dos maiores municípios do país. O candidato àquela Câmara é José Manuel Silva, ex-bastonário da Ordem dos Médicos, natural de Pombal.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados